Participamos do

Governo publica decreto que confirma o retorno da educação infantil particular, cinemas e eventos na Capital

Creches e escolas particulares para aulas da educação infantil poderão retornar presencialmente com 30% dos alunos, cinemas, teatros e museus reabrirão com 35%
21:22 | Ago. 29, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A partir da próxima terça-feira, 1º de setembro, o plano de retomada da economia do Ceará entra em uma nova fase em Fortaleza. Creches e escolas particulares para aulas da educação infantil poderão retornar presencialmente com 30% dos alunos enquanto cinemas, teatros e museus reabrirão com 35% da capacidade. Decreto do Governo do Estado foi publicado neste sábado, 29.

LEIA MAIS| Creches, autoescolas, cinemas, Areninhas: saiba o que reabre em Fortaleza

O setor de eventos também tem retorno marcado para setembro, mas somente a partir do dia 14 e com limitação de até 100 pessoas. "Eventos em igrejas, hotéis, buffets, clubes e casas de eventos, em espaço privativo, para até 100 convidados sem entretenimento, até 23h, ocupação limitada a 1 pessoa a cada 12 m²", diz o documento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Aulas teóricas e práticas em autoescolas também retornarão a partir do dia 1º, com 35% de capacidade e com seguimento de protocolos sanitários. Será permitida também, a partir da próxima terça-feira, a prática de atividades esportivas em locais abertos de Fortaleza, como Areninhas, praças e quadras. Jogos do Campeonato Cearense de Futsal ficam autorizados, desde que sem público.

Atividades extra-curriculares, como ensino de idiomas e de informática e escolas de música retornam dia 1º. O setor de apoio à educação, como serviço de transporte escolar, testes vocacionais e avaliações educacionais também será reaberto.

LEIA TAMBÉM| Para infectologistas, opção de aulas remotas mesmo com retorno presencial do ensino infantil dá mais segurança

Em relação ao retorno da educação infantil da rede privada, o governador Camilo Santana (PT) instituiu que deve, obrigatoriamente, ser oferecida aos pais ou responsáveis a opção de continuar com o ensino remoto. "O retorno às atividades presenciais de ensino, será sempre opcional para os estudantes e responsáveis, assegurada a manutenção do ensino integralmente remoto para aqueles que assim escolherem", pontua o decreto estadual. A volta de escolas públicas e outros níveis de ensino particular será avaliada nas próximas semanas.

Retomada nas regiões

Segundo o decreto, as macrorregiões de Sobral, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe avançam, a partir do dia 1º, para a fase 4 do Plano de Abertura Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais
no Estado do Ceará. A macrorregião do Cariri entra na fase 3 do processo. Fortaleza e sua macrorregião permanecem na 4ª fase.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar