Participamos do

Laboratório de testagem da Fiocruz inaugurado no Ceará beneficiará atividades que aguardam reabertura

Unidade localizada no Eusébio iniciou os testes nesta segunda-feira, 10, segundo anunciou o governador Camilo Santana (PT)
21:17 | Ago. 10, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com capacidade para realizar cerca de 10 mil testes diários, Unidade de Apoio à Testagem da Covid-19 da Fiocruz no Ceará que teve início das atividades nesta segunda-feira, 10, vai auxiliar no avanço da reabertura econômica, de acordo com o governador Camilo Santana (PT). O laboratório, que realizará testes moleculares de RT-PCR e igG, fica no município de Eusébio, anexo à sede da Fiocruz, no Polo Tecnológico e Industrial da Saúde (PITS).

LEIA MAIS| Bares e escolas seguem proibidos de funcionar em Fortaleza e e macrorregiões ficam nas atuais fases da retomada

"Hoje iniciaram os testes e isso será fundamental para que a gente possa garantir a reabertura de muitos dos setores que ainda estão aguardando o início de suas atividades por conta do risco de aglomeração", anunciou o chefe do Executivo Estadual durante live na noite desta segunda-feira, 10. Outro centro de diagnósticos também da Fiocruz foi inaugurado no Rio de Janeiro nesta segunda.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Camilo Santana agradeceu aos profissionais envolvidos na concepção do laboratório e afirmou que "uma das coisas mais importantes até sair a vacina contra Covid-19 é a testagem". Iniciativa conta com financiamento do programa “Todos Pela Saúde”, do Itaú/Unibanco. Equipamento conta com 2 mil metros quadrados de área e foi visitado pelo governador no último dia 4 de agosto.

O Ceará já fez 524.720 exames para Covid-19 desde o início da pandemia, de acordo com atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), às 17h12 desta segunda-feira, 10. O Estado tem 189.023 casos confirmados de Covid-19 e 7.994 mortes pela doença.

Ampliação do sistema de saúde

Na transmissão ao vivo, o governador voltou a afirmar que os atendimentos de demandas fora do âmbito do coronavírus seguem sendo retomados e citou discussões sobre o projeto de modernização da Saúde. O Estado aproveitará "muitas das UTIs" criadas exclusivamente para pacientes com Covid-19, além dos respiradores.

"Estamos discutindo um grande projeto que são as salas de estabilização para pequenos municípios cearenses, para os pacientes serem estabilizados até poderem ser transferidos para unidades especializadas. Os respiradores serão fundamentais para equipar essas salas de estabilização", pontua o chefe do Executivo Estadual.

Atendimento de casos graves será prioridade para os municípios, conforme Camilo. "UTIs abertas em Cratéus, Iguatu, Icó, Tianguá, Tauá e Itapipoca vão continuar justamente para que o cidadão não precise se deslocar 200, 300, 400 km para terem um atendimento em relação aos caos graves".

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar