Participamos do

Ceará já liberou 854 leitos exclusivos de Covid-19 para tratamento de outras demandas médicas

Camilo pontua que, apesar de "alguns municípios terem aumentado os casos nos últimos dias", o quadro geral da pandemia no Ceará permanece em queda, tanto nas infecções quanto nos óbitos
19:22 | Ago. 06, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com o cenário da pandemia em queda no Ceará, os mais de 2.800 leitos criados exclusivamente para pacientes com coronavírus já começaram a ser liberados para outras especialidades médicas. Nesta quinta-feira, 6, o governador Camilo Santana (PT) anunciou que 854 já foram redirecionados para o tratamento de outras demandas de saúde em todo o Estado.

"Isso é importante e mostra que com a redução nós estamos agora retomando os leitos tanto de UTI quanto de enfermaria para o atendimento de outros casos aqui no Ceará", comentou o chefe do Executivo Estadual durante live no fim da tarde desta quinta. Informação foi apresentada após reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus.

Camilo pontua que, apesar de "alguns municípios terem aumentado os casos nos últimos dias", o quadro geral da Covid-19 no Ceará permanece em queda, tanto nas infecções quanto nos óbitos. O alerta, porém, deve continuar com as medidas de segurança sanitária, como o uso de máscaras e sem aglomerações.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Tenho visto ainda muitas cenas de aglomerações, principalmente no fim de semana. É importante dizer que a pandemia não acabou. Ela só se encerra quando sair uma vacina e é preciso que continuemos convivendo com essa realidade para que a gente não possa retroceder e continuarmos avançando em cada etapa da retomada da economia no Ceará", comenta o governador.

Como parte das ações de enfrentamento ao coronavírus, o governo distribuiu, nessa quarta-feira, 5, mais 900 mil máscaras de proteção para famílias em situação de vulnerabilidade no Estado. 

Fortalecimento do sistema de saúde no Ceará

Nesta quinta-feira, 6, chefe do Executivo Municipal também se reuniu com o o secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto, para discutir a ampliação da rede de atendimento. Serão adquiridos 12 novos tomógrafos para os hospitais polos, além de uma máquina de ressonância para o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias).

Além disso, aparelhos de hemodinâmica, para tratar casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto, serão direcionadas ao Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) e ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O mesmo aparelho, conforme Camilo, integrará o quadro de tratamentos do novo Hospital Regional do Jaguaribe, que está se encaminhando para as fases finais de obra.

O governador anunciou também um "projeto pioneiro no Nordeste", a Central de Laudos à Distância, que permitirá a realização de tomografias, mamografias e radiografias para as unidades de saúde do Ceará. Está em curso, ainda, a ampliação de salas de estabilização de pacientes para municípios menores, onde não se dispõe de hospitais especializados.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar