Participamos do

Autoescolas são liberadas em Fortaleza; confira o que muda nesta segunda-feira

Aulas presenciais em escolas e universidades seguem proibidas, assim como atividades em bares, cinemas e teatros. Academias também reabrem nesta segunda, 27
17:34 | Jul. 26, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Governo do Ceará publicou um novo decreto que autoriza o funcionamento de atividades como autoescolas, parques temáticos e academias em Fortaleza a partir desta segunda-feira, 27. As medidas saíram na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) no último sábado, 25. O decreto também faz alterações quanto ao horário e a capacidade de alguns setores da Capital que estavam sob funcionamento restrito.

Todas as atividades que sofreram mudanças ou que foram liberadas devem obedecer a uma série de medidas sanitárias, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento físico entre pessoas. Na última sexta-feira, 24, o governador do Estado, Camilo Santana, já havia anunciado que iria liberar as academias, após manifestações de profissionais da área.

Mesmo com o novo avanço, a Capital ainda está na fase 4 do plano de retomada econômica e serviços como aulas presenciais em escolas e em universidades seguem proibidas. Atividades em bares, cinemas e teatros também permanecem vedadas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Serviços que retornam nesta segunda, 27

Academias e similares:

Fica permitido atividades físicas em academias, clubes e estabelecimentos similares. A condição imposta para essa retomada, no entanto, é de que espaços funcionem com apenas 30% da capacidade, evitando aglomerações.

Autoescolas:

A realização de aulas práticas por centros de formação de condutores, autoescolas, também retornam nesta segunda. Um protocolo específico deve ser elaborado pelo setor, para que medidas - como agendamento prévio do serviço, possam ser cumpridas.

Parques temáticos:

Os parques temáticos da Capital voltam com suas atividades com medidas de segurança específicas para o setor. Para evitar a disseminação do vírus nos espaços, Governo determinou que esse setor voltassem com apenas 30% da capacidade de seu atendimento.

Serviços que sofrem alterações

Barracas de praia:

O setor havia sido liberado ainda na fase 3, mas estava funcionando apenas das 11 às 16 horas para clientes. A partir desta segunda, as atividades retornam no horário de 9 às 23 horas, mediante rígidos protocolos sanitários.

Cerimônias religiosas:

Já a partir deste domingo, 26, as cerimônias de âmbito religioso ficam autorizadas a funcionar com ocupação de 100% da capacidade de espaço. A retomada integral, no entanto, precisa ser feita sob medidas de segurança, como a localização de uma pessoa a cada sete metros quadrados durante celebração.

Comércio:

O comércio passa a funcionar no horário de 9 às 17 horas. A unica exceção será para os
postos de gasolina, que retornarão ao funcionamento em horário normal, seguindo normas sanitárias.

Serviços que não retornam

- Aulas presenciais em escolas e universidades

-  Atividades em bares, cinemas e teatros.

- Os estabelecimentos para alimentação fora do lar não poderão disponibilizar aos clientes em atendimento música ao vivo nem transmissão de “lives”, shows, jogos de futebol, lutas ou qualquer outro evento esportivo ou de entretenimento

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar