Participamos do

Com resultado promissor em estudo, corticoide já foi usado por pacientes em Fortaleza

Protocolo que combina antibiótico azitromicina e do corticoide prednisona tem resultado positivo segundo pesquisa da Universidade de Oxford. Medicamentos foram usados na rede de atenção primária de Fortaleza em meados de abril e podem ter retardado pico do coronavírus na Regional VI
22:42 | Jun. 16, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Utilizada pela rede de atenção primária de saúde de Fortaleza "desde meados de abril", a combinação do antibiótico azitromicina e do corticoide prednisona no tratamento de pacientes com sintomas mais leves de coronavírus pode ter contribuído para atrasar o pico da doença em algumas regionais, como  a VI. De acordo com o prefeito Roberto Cláudio (PDT) a confirmação deste cenário ainda será analisada, porém já podem ser encontrados indícios, como a menor letalidade na Regional VI em relação aos outros territórios da Capital.

"Em algumas regionais onde a doença demorou a se disseminar, como a regional VI, a gente teve esse protocolo sendo administrado já no início da disseminação da doença naquela área da cidade. E nessa regional de fato a gente tem tido uma taxa de óbitos menor do que em outras regionais e isso é um indício que vamos ainda analisar e examinar os dados", afirma RC.

A informação foi divulgada durante live pelo chefe do Executivo Municipal devido a divulgação, nesta terça-feira, 16, de estudo que apontou que um tipo de medicamento corticoide, a dexametasona, é a primeira droga capaz de reduzir as chances de mortes por Covid-19. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Resultados indicam redução de um terço das mortes em decorrência da doença em pacientes que precisavam de tratamento com oxigênio e receberam o medicamento. "Saiu hoje um trabalho importantíssimo, organizado pela Universidade de Oxford, de uma grande pesquisa que identificou que o uso do corticoide no momento certo reduz o risco do paciente vir a óbito", comentou Roberto Cláudio.

"Bom dizer que em Fortaleza graças à orientação e protocolo da Escola de Saúde Pública do Ceará e com concordância de equipe de especialistas e obviamente de acordo com o profissional médico e o próprio paciente começamos a administrar um protocolo com corticoide e antibiótico em meados e abril e hoje já estamos utilizando em larga escala", afirma RC.

Se confirmado o sucesso dessa terapia, de acordo com o prefeito, será indicado o "efeito benéfico e protetor de vidas" da administração precoce do protocolo. Na Capital, a indicação é administrar os medicamentos nos primeiros dias de sintoma, para impedir a evolução para um quadro de saúde mais grave.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar