Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Rede municipal de Fortaleza testa novo protocolo para pacientes mais leves com coronavírus

Em pessoas que não demandam internação, a recomendação da Escola de Saúde Pública do Ceará é prescrever o antibiótico azitromicina e medicamentos do tipo corticoides
19:58 | Mai. 14, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Recomendado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), novo protocolo para o tratamento de pacientes com coronavírus foi implementado na rede de atenção primaria à saúde de Fortaleza. Em pessoas que não demandam internação, a recomendação é prescrever o antibiótico azitromicina e medicamentos do tipo corticoides.

"Ao invés de recomendarmos somente o retorno para casa em observação, a orientação é prescrever esses remédios. Se o paciente aceita a terapia, ele já saiu do posto (de saúde) prescrito e com a medicação", informou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), durante live no Facebook nesta quinta-feira, 14.

De acordo com o chefe do Executivo municipal, o tom do protocolo é recomendatório devido à falta de critérios científicos de tratamento de pacientes com coronavírus. A mudança de procedimento, porém, é voltada apenas a pacientes com determinados critérios, como a não-internação e o estágio de pelo menos cinco dias de sintomas da doença.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na mesma transmissão, RC comunicou o registro de um "pico epidemiológico" de casos de coronavírus no Lar Torres de Melo, unidade que acolhe mais de 200 idosos vulneráveis. A Prefeitura de Fortaleza realizará ações de controle de transmissão e apoio no local. O prefeito anunciou também que até o fim de maio a rede municipal de saúde deve ter 888 leitos exclusivos para pacientes com coronavírus abertos.

A política de saúde de Bolsonaro: ouça a análise no podcast Jogo Político

 Listen to "#80 - Bolsonaro e a frigideira dos ministros da Saúde" on Spreaker.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar