Ministério da Saúde vai recontar mortes pela Covid-19 no Brasil: "dados fantasiosos e inflados"
A pasta diz ter convicção que o número de mortos no Brasil seria menor que o divulgado até agora
O número de mortos vítimas da Covid-19 no Brasil será recontado pelo Ministério da Saúde (MS). A pasta, que nos últimos dias tem atrasado a divulgação de informações dos casos de coronavírus no País, considera os dados atuais como "fantasiosos ou manipulados". Segundo Carlos Wizard, futuro titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, balanço atualizado deve ser publicado dentro de um mês. As informações são da coluna de Bela Megale no portal de notícias O Globo.
O futuro secretário participou da decisão e disse à colunista que o número de mortos chegou a 35.026 pessoas na última sexta-feira, mas ressalta que esses dados estariam inflados. Conforme Wizard, a pasta tem convicção que o número de mortos no Brasil seria menor que o divulgado até agora. "Eu acredito que vai ter um dado mais real, porque o número que temos hoje está fantasioso ou manipulado”, conclui.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Tinha muita gente morrendo por outras causas e os gestores públicos, puramente por interesse de ter um orçamento maior nos seus municípios, nos seus estados, colocavam todo mundo como Covid. Estamos revendo esses óbitos", reforça o futuro secretário. Nos últimos dias, o governo federal tem atrasado a divulgação do balanço sobre o coronavírus. Também na sexta-feira, os dados do número total de mortos foram suprimidos a pedido do presidente Jair Bolsonaro, "para não sair no Jornal Nacional"
Após o plantão do Jornal Nacional anunciar os casos e óbitos de coronavírus no País, o site de indicadores da doença ficou fora do ar nesta sexta-feira, 5, "para manutenção".
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente