Participamos do

Site do Ministério da Saúde com dados de coronavírus no Brasil fica fora do ar

Segundo o portal de notícias Gaúchazh, a decisão da retirada do portal foi assumida pelo ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, após reunião com assessores técnicos

O site do Ministério da Saúde que reunia detalhamentos sobre a pandemia de coronavírus no Brasil está fora do ar. No endereço onde os dados de novos casos e óbitos confirmados da Covid-19 no País eram divulgados, há a mensagem: “Site em manutenção”. Medida ocorre após pronunciamento de Bolsonaro exigindo reformulações na forma como são divulgados os dados.

Segundo o portal de notícias Gaúchazh, a decisão da retirada do portal foi assumida pelo ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, após reunião com assessores técnicos. O principal foco seria a retirada dos dados acumulados de mortes e casos confirmados da Covid-19 da plataforma. Ação condiz com as exigências do presidente da República Jair Bolsonaro (Sem Partido) de divulgarem apenas os óbitos confirmados nas últimas 24 horas.

Nesta sexta-feira, 5, em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro confirmou que os recentes atrasos na divulgação dos dados haviam partido dele. “Ninguém tem de correr para atender a Globo", afirmou Bolsonaro. Os dados atualizados com os casos e óbitos computados nas últimas 24 horas eram anunciados às 19h no site do governo, porém desde o dia 3, na quarta-feira, estavam saindo por volta das 22h.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O objetivo de tal ação, segundo o presidente, seria de evitar a divulgação dos dados em jornais em horário nobre. “Acabou matéria no Jornal Nacional”, havia pontuado Bolsonaro ao destacar os atrasos. O Ministério da Saúde negou que os dados estavam sendo retidos propositalmente, mas não comentou sobre a suspensão dos serviços do site até então utilizado.

Medida, porém, suaviza os impactos do coronavírus no Brasil, tendo em vista que muitos casos e mesmo óbitos levam tempo para terem diagnósticos confirmados. Além disso, com a suspensão da divulgação dos dados, parte das pesquisas de monitoramento feitas por entidades científicas seria prejudicada.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar