Participamos do

Macrorregião de Sobral tem 80% de ocupação de UTIs de coronavírus

Número cresceu cerca de 30% em duas semanas. Em live, o governador do Ceará Camilo Santana (PT) afirmou que o território terá atenção específica neste momento em que a pandemia se minimiza em Fortaleza
20:31 | Jun. 04, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A macrorregião de Sobral, que conta com 55 municípios, está com a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de coronavírus em 80%, segundo atualização da plataforma IntegraSUS às 18 horas desta quinta-feira, 4. A região é alvo de preocupação do Ceará neste momento devido a aumento do número de casos e da internação em leitos. Em live, o governador Camilo Santana (PT) afirmou que o território terá atenção específica neste momento, em que a pandemia se minimiza na Capital.

Em duas semanas, a ocupação de leitos UTI subiu 30%, de acordo com a aba "Análises de Flexibilização", no Integrasus, nova seção dos indicadores de coronavírus no Estado. A partir do dia 21 de maio, a curva de ocupação de leitos de UTI, que estava em 60,92%, começou a subir. No dia 31 de maio, chegou ao pico, com 99% e até essa quarta-feira, 3, estava em 96% antes de cair para 80%. A taxa de leitos de enfermaria está em 74,14%, segundo dados desta quinta-feira. No dia 21, ocupação estava em 64%.

LEIA MAIS| Maioria de registros não é mais na Capital: em uma semana, casos aumentam 80% no Interior

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com a diminuição da gravidade da pandemia em Fortaleza, que ainda é considerada o epicentro da doença no Estado, o combate à Covid-19 será regionalizado nos próximos meses, tendo a região Norte como prioridade. O atual decreto de medidas contra a Covid-19 recomenda a regionalização das decisões sobre o combate à pandemia.

"Daqui para frente várias decisões sobre a política de enfrentamento à pandemia será tomada de forma regional. Há uma preocupação com a região Norte (onde está Sobral e sua macrorregião) e portanto vai ser fundamental um olhar específico", afirmou o Camilo Santana em transmissão ao vivo na noite desta quinta-feira, 4.

Sobral, Acaraú, Itarema e Camocim, pertencentes à macrorregião de Sobral, estão em lockdown até o próximo domingo, 7, como medida de conter a disseminação da doença. No total, a macrorregião de Sobral tem 9.849 casos confirmados e 317 óbitos por coronavírus. A maioria dos óbitos e casos são em Sobral, com 105 vítimas e 2.771 confirmações. Acaraú registra 776 casos e 23 óbitos. Em Massapê, são 16 mortes e 454 casos.

Análise de flexibilização

A nova aba da plataforma IntegraSUS, chamada "Análise de Flexibilização", foi lançada nesta quinta-feira, 4, para o acompanhamento da evolução da pandemia no Estado durante o período de flexibilização do isolamento social, iniciado nesta semana com a fase de testes do plano de retomada da economia. Nesta sexta-feira, 5, o Governo se reúne para avaliar a semana de transição, à luz dos indicadores de ocupação de leitos e número de casos e óbitos. 

Momento será decisivo para os próximos passos do plano de reabertura de atividades no Estado, que devem ser divulgados até o próximo sábado, 6. Fase teste finda no próximo domingo.

O Ceará registra 58.624 casos confirmados de Covid-19 e 3.743 mortes. Os dados foram atualizados nesta quinta-feira, 4, às 14h10min, pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Foram 630 novos casos e 77 óbitos a mais que o registrado ontem às 23h27min.

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar