Participamos do

Durante feriados antecipados, Ceará registra apenas 47% de taxa de isolamento

Apesar da baixa adesão ao isolamento social, o governo planeja abertura gradual do comércio a partir de junho
13:32 | Mai. 29, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará registrou taxa de isolamento social abaixo de 50% durante os feriados antecipados nos dias 27 e 28 de maio. Na quarta-feira, o índice era de 47,4% e na quinta-feira, 47,8%, segundo dados da InLoco. A adesão às medidas de distanciamento social tem caído desde domingo, 24, quando o Estado atingiu 54,9% de isolamento.

O Governo do Ceará anunciou a retomada gradual das atividades econômicas a partir de junho e decidiu antecipar os feriados de Corpus Christi e de Nossa Senhora de Assunção para que os serviços não precisem parar nos próximos meses. Apesar disso, o lockdown em Fortaleza continua em vigência até este domingo, dia 31 de maio. Em junho, medidas de isolamento social continuarão vigentes.

LEIA TAMBÉM | Fortaleza registra 510 ocorrências de descumprimento de lockdown durante final de semana

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo o secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, as medidas de isolamento social têm reduzido o número de casos de Covid-19 e o fluxo de atendimento no sistema público de saúde. Apesar de os índices não serem os desejados, o secretário afirma que os atendimentos em unidades de saúde públicas reduziram em 50%. Por isso, o governo entende ser o momento para iniciar a abertura comercial.

“Nós utilizamos critérios baseados na capacidade do sistema de saúde, ou seja, a quantidade de leitos por região, nos números de internações – que nos norteia sobre a evolução epidemiológica -, na mortalidade e letalidade ou o risco e gravidade do surto epidêmico, e por fim, critérios que levam em conta a questão territorial”, explica. Cabeto ainda afirma que a transição será uma fase “de teste”. “Em sete dias teremos novos números para avaliar se seguiremos”, pontua.

LEIA TAMBÉM | Lockdown em Fortaleza: Capital já registra 2.633 ocorrências e mais de 100 mil veículos abordados em blitze

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar