Participamos do

Estudo Francês que recomendava hidroxicloroquina no tratamento de coronavírus é retirado do ar para ser revisado

A pesquisa recebeu criticas devido ao método como foi executada
07:42 | Mai. 25, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

Um estudo francês que defende o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com o novo coronavírus, a Covid-19, foi retirado do ar após artigos mais recentes comprovarem a ineficácia do medicamento contra a doença. A pesquisa foi realizada por pesquisadores do Hospital Raymond Poincare e recebeu críticas devido ao método como foi executada, sendo submetida a uma revisão. As informações são do portal UOL.

Segundo reportagem, o estudo francês não foi aceito em periódico científico e não chegou a ser avaliado por outros cientistas, para que seu resultado obtivesse uma análise mais ampla. Ainda assim, o artigo estava sendo utilizado por defensores do medicamento para orientar o uso da droga no tratamento de pacientes com a Covid-19 e rebater novas pesquisas que comprovam os efeitos negativos da medicação, desestimulando seu uso. Após receber críticas, os pesquisadores retiraram o estudo do ar e o colocaram sob “revisão”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia mais - OMS reafirma que cloroquina e hidroxicloroquina não têm eficácia comprovada para coronavírus
Leia mais - Apesar de testes promissores, Anvisa não recomenda uso de Cloroquina e Hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19

Além de retirar a pesquisa, os autores também proibiram que ela seja citada. “Devido à controvérsia sobre a hidroxicloroquina e à natureza retrospectiva de seu estudo, os cientistas pretendem revisar o manuscrito após a revisão por pares”, afirma nota publicada no lugar do estudo.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar