Participamos do

Sintomas gastrointestinais podem ser os primeiros indícios de Covid-19 em crianças, sugere estudo

A pesquisa analisou cinco casos de crianças confirmadas para Covid-19, mas que não apresentaram sintomas respiratórios iniciais
09:24 | Mai. 13, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Crianças que estão adoecidas e com diarreia, além de febre e histórico de exposição ao novo coronavírus, podem estar com Covid-19 - mesmo sem apresentarem os sintomas respiratórios. É o que sugere o estudo “Características clínicas de 5 casos Covid-19 com sintomas não respiratórios como primeira manifestação em crianças”, publicado nessa terça-feira, 12, no periódico científico Frontiers in Pediatrics.

Até o momento, especialistas têm percebido que a maioria das crianças é levemente afetada pelo Sars-Cov-2 e os casos graves geralmente têm outros problemas de saúde implícitos. “É fácil perder o diagnóstico no estágio inicial, quando uma criança apresenta sintomas não respiratórios ou sofre de outra doença", explica o autor do estudo, Dr. Wenbin Li, do Departamento de Pediatria do Hospital Tongji, em Wuhan, China.

No entanto, ao analisar os casos de cinco crianças confirmadas para Covid-19, os profissionais de saúde notaram que todas apresentaram sintomas gastrointestinais no início da doença. Segundo o estudo, isso deve ocorrer porque o vírus infecta as pessoas por meio de um receptor chamado ACE2, que pode ser encontrado tanto nos pulmões, quanto no intestino.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Como falar sobre coronavírus com as crianças? Veja dicas do Unicef

Coronavírus no Ceará: 39 bebês com menos de um ano contraíram a doença

Crianças são pouco afetadas pelo coronavírus, mas podem ser vetores da doença

O objetivo dos médicos ao publicar a análise é o de estimular mais pesquisas clínicas sobre as manifestações iniciais de Covid-19 em crianças. Além disso, eles aconselham que os pequenos com diarreia e gripe deveriam ser investigados também com suspeita do novo coronavírus.

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) recomenda que pessoas com suspeita de Covid-19 entrem em contato com o Plantão Coronavírus, pelo WhatsApp (85) 98439 0647, ou liguem para o TeleSaúde, no número 0800 275 1475. Também é possível acessar o site especial da Sesa para mais informações e encaminhamentos sobre a Covid-19

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar