Participamos do

Novo golpe do WhatsApp usa gravação do Ministério da Saúde; saiba como se proteger

As mensagens automáticas do Ministério da Saúde são gravadas e utilizadas para conseguir o código de acesso do WhatsApp
12:03 | Mai. 06, 2020
Autor Jornal do Commercio
Foto do autor
Jornal do Commercio Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Durante a pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde realiza ligações automáticas para fazer perguntas à população sobre possíveis sintomas da doença. Essas mensagens estão sendo utilizadas para aplicar um novo golpe do WhatsApp. Nesta terça-feira, 5, a Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos de Pernambuco alertou a população sobre a fraude.

"Os golpistas gravam a ligação automática do Ministério da Saúde, ligam para as pessoas e reproduzem a mensagem. No final eles informam que vão enviar um código para o telefone para que as respostas sejam validadas. Esse código, na verdade, é do WhatsApp e fornecê-lo dá acesso ao aplicativo", explica o delegado Eronides Meneses em um vídeo compartilhado em sua conta no Instagram.

Os números nos quais o Ministério da Saúde faz as ligações automáticas são 136 e 0136. "As ligações feitas pelo Ministério da Saúde são feitas apenas por esses números e não é solicitado nenhum código recebido pelo celular. Qualquer número diferente com uma mensagem do Órgão é golpe", enfatiza Meneses.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Saiba como usar o WhatsApp no combate ao novo coronavírus

Não fornecer nenhum código é uma das principais dicas para não cair neste e em nenhum golpe do WhatsApp. Outra dica para aumentar a segurança do aplicativo é ativar a 'Confirmação em duas etapas'. Assim será preciso preciso além do código, uma senha para ter acesso ao app.

Via Rede Nordeste

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar