Participamos do

WhatsApp ganha ferramenta internacional de checagem de boatos sobre coronavírus

Atualmente, o bot está disponível apenas em inglês, mas deve ser atualizado para português em breve
16:38 | Mai. 04, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Aliança Internacional de Checagem de Fatos (IFCN, na sigla em inglês) criou um chatbot — programa de respostas automáticas a demandas enviadas — que pode ajudar a verificar fatos relacionados à pandemia de coronavírus. O "robô" da Internacional Fact Checking  é gratuito e funciona via WhatsApp, ainda que não seja ferramenta oficial do aplicativo.

O bot iniciou operações com respostas apenas em inglês, mas com programação para outras línguas em breve. Como base de dados estão verificadores independentes internacionais de material duvidoso de mais de 70 países, incluindo quatro brasileiros: Estadão, Agência Lupa, Aos Fatos e Checamos. Segundo os organizadores, já foram catalogados 4 mil boatos relacionados a Covid-19, pandemia e vírus.

Para acessar o chatbot, basta adicionar o número +1 727 2912606 e mandar um "hi", ou clicar aqui

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outros chatbots relacionados ao coronavírus já foram disponibilizados em português. A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem uma ferramenta que pode tirar dúvidas sobre a infecção. Ele pode ser utilizado através do número +41 79 893 1892. O Ministério da Saúde também já disponibilizou sua versão, que pode ser acionado através do número +55 (61) 9938-0031.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar