Participamos do

Linhas de ônibus em Fortaleza têm demanda reduzida em 80% após decreto estadual de isolamento

Após relatos de aglomeração dos passageiros, número de usuários cai e Etufor segue com ações preventivas
16:00 | Mar. 27, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O transporte público em Fortaleza teve demanda reduzida em 80% após decreto de restrição do Governo do Estado contra disseminação do novo coronavírus, a Covid-19, na última semana. De acordo com levantamento feito pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), desde a última terça-feira, 24, as linhas têm circulado com apenas 20% do número de passageiro quando comparado a um dia útil convencional.

No último dia 19, o governador do Ceará, Camilo Santana, decretou uma série de medidas restritivas, como o fechamento de serviços considerados “não essenciais”. Fator fez com que a frota de ônibus da Capital chegasse a ser reduzida, ainda no dia 20 deste mês, em torno de 20% a 25%, de acordo com informações passadas pelo Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, em entrevista à Rádio O POVO CBN.

Redução provocou relatos de lotação e aglomeração, que vai de encontro à orientação dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de que se estabeleça uma distância de um a dois metros entre as pessoas, para evitar contágio pela Covid-19. Após reclamações, frota tornou a circular normalmente. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Medidas de prevenção

Em nota divulgada no site da Prefeitura, nesta sexta-feira, 27, Etufor informou que segue adotando medidas de prevenção desde que decreto estadual foi estabelecido. Empresa informou que tem realizado como estratégia a adoção de veículos extras, estacionados nos terminais de integração, utilizados para linhas que apresentarem maior demanda.

A ação tem como objetivo permitir um fluxo livre de passageiros dentro dos ônibus, agora facilitado pela redução de usuários, e evitando assim lotação. Procurada pelo O POVO, a assessoria da Etufor informou que ações de orientação, como incluir cartazes informativos dentro dos ônibus e distribuição de panfletagem nos terminais, também foram realizadas.

O embarque e desembarque nas estações de corredor expresso de algumas avenidas da Capital também sofreram alterações, como forma de prevenir a disseminação do vírus. Na avenida Bezerra de Menezes, os ônibus estão realizando o embarque e desembarque apenas nos abrigos e, na avenida Aguanambi, os veículos operam nas estações com espaço mais amplo, adotando o sistema de autoatendimento a partir deste ‪sábado 28, de acordo com nota.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar