PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Confira as medidas anunciadas pelo governador Camilo Santana contra coronavírus neste domingo

Lançamento de edital cultural e isenção de conta de água estão entre as ações

Gabriela Almeida
20:15 | 22/03/2020
Para haver inspeção de passageiros que chegam ao aeroporto de Fortaleza, Governo do Estado precisou ir à Justiça contra a Anvisa (Foto: GOVERNO DO CEARÁ/DIVULGAÇÃO)
Para haver inspeção de passageiros que chegam ao aeroporto de Fortaleza, Governo do Estado precisou ir à Justiça contra a Anvisa (Foto: GOVERNO DO CEARÁ/DIVULGAÇÃO)

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou na tarde deste domingo, 22, uma série de medidas para beneficiar população cearense que enfrenta o período de quarentena após decreto estabelecido na última quinta-feira, 19, que fecha serviços considerados "não essenciais", evitando assim aglomeração e , consequentemente, dispersando a possibilidade de disseminação do novo coronavírus, a Covid-19, no Estado.

De acordo com Camilo, medidas foram pensadas para "ajudar população cearense" que passa pelo período de isolamento social. Ceará registra hoje 125 casos da doença e nenhuma morte confirmada, de acordo com boletim divulgado nesta tarde pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Confira as medidas divulgadas:

Isenção de conta de água:

Todas as famílias cearenses de padrão básico (consumo até 10 m³), que pagam tarifa social e popular da Cagece serão isentas da conta de água e esgoto. A medida vale por 90 dias, de abril a junho. Serão beneficiadas 338 mil famílias.

Suspensão por três meses da taxa de contingenciamento:

A tarifa de contingência em Fortaleza e Região Metropolitana dos domicílios de padrão básico e regular da Cagece, também serão suspensas por 90 dias. São beneficiados, neste caso, 220 mil domicílios. 

Edital Cultural:

Um edital será lançado nesta segunda-feira, 23, para o programa "Cultura dentro de casa", que foi criado para que artistas como humoristas, músicos e atores produzam programação digital, com objetivo de gerar entretenimento para as pessoas que estão em casa e de ajudar financeiramente os profissionais da cultura.

Equipes de saúde e equipamentos térmicos para identificar coronavírus no Aeroporto:

A partir desta segunda-feira, 23, os passageiros que desembarcarem de voos internacionais e nacionais no Aeroporto de Fortaleza vão passar por uma inspeção capaz de detectar sintomas relacionados à infecção pelo novo coronavírus. Para a análise, o equipes da secretaria de saúde de Fortaleza estarão utilizando pistolas térmicas capaz de identificar sintomas em passageiros. 

VEJA MEDIDAS QUE CAMILO JÁ HAVIA ANUNCIADO ANTES