Carnaval de Paracuru já faturou R$ 30 milhões, em aumento de 300%

Porcentagem do faturamento refere-se à média dos últimos cinco anos. Prefeita celebrou os números

14:02 | Mar. 04, 2025

Por: Ludmyla Barros
Tradicional Mela-Mela de Paracuru (foto: Aurélio Alves/O POVO)

Entre a calmaria das praias, shows de grandes artistas e a bagunça animada do tradicional Mela-Mela, Paracuru apresentou um incremento significativo no Carnaval deste ano. O município distante 90,61 km de Fortaleza já faturou R$ 30 milhões com as festas de 2025.

Esse exato montante milionário havia sido previsto pela gestão municipal, mas referente aos quatro dias de festa. Acabou atingido na véspera.

Mais de 150 mil pessoas compareceram aos três primeiros dias, também um recorde, conforme dados oficiais do município.

O valor do incremento econômico corresponde a um aumento de 300% em relação à média dos últimos cinco anos. 

Deve-se considerar, portanto, um cenário de recuperação após anos de pandemia e pós-pandemia. Os números referentes a 2023 foram solicitados, mas ainda não houve retorno.

Prefeita de Paracuru e secretária celebram números

Recém-eleita, a prefeita Gabi do Aquino (Republicanos) afirmou que o balanço indica que "Paracuru está se consolidando como um dos maiores destinos carnavalescos do Ceará, e isso é só o começo!”.

Ela ainda salientou um aumento de 500%, no buscador do Google, pelo Carnaval da cidade. "Isso é fruto de muito trabalho, planejamento e investimentos para oferecer um Carnaval seguro, atrativo e estruturado, consolidando Paracuru como um dos principais destinos turísticos do estado e detalhe apenas em 2 meses de gestão", disse.

E prometeu: "A ideia é que próximo ano seja ainda maior!”.

Já a secretária de Turismo e Meio Ambiente da cidade, Yasmin Freire, atribuiu o crescimento a investimentos na valorização cultural, organização da festa e infraestrutura. 

Como consequência, ela diz que o "impacto positivo foi sentido em diversos setores, como hotelaria, alimentação, comércio e serviços, consolidando o Carnaval como um motor essencial para a economia do município”.