De contribuinte da Taxa do Lixo a papa: conheça o Bloco dos Sujos e suas fantasias

O Bloco dos Sujos já é tradição na época do Carnaval na Domingos Olímpio. O que mais chama atenção são as fantasias diferenciadas dos foliões

Além dos maracatus, afoxés, escolas de samba, blocos e cordões, o Carnaval da avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza, conta com outra apresentação: a dos brincantes do Bloco dos Sujos.

Os participantes são encorajados a se fantasiar de forma criativa, mesmo não fazendo parte da programação oficial. Eles concorrem a um prêmio em dinheiro. O vencedor é escolhido por meio de voto popular.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Carnaval 2024: animação marca segunda-feira de Carnaval no Benfica; CONFIRA

Bloco dos Sujos: fantasias para pular o Carnaval

Fada, Papa, Homem-caju, Bruxa e Gatinha manhosa são algumas das fantasias dos participantes. Eles desfilam na avenida entre os blocos oficiais, cumprimentando os foliões.

Anderson Ribeiro, brincante há 30 anos, explica que o Bloco dos Sujos é caracterizado "pela crítica social e pela fantasia criativa do povão". "O sujo é aquele que não está credenciado", afirma.

Para este ano, Anderson confeccionou uma fantasia que critica a Taxa do Lixo, imposto pago na Capital cearense para custear a coleta domiciliar de resíduos sólidos. A roupa mostra o contribuinte dentro de uma caixa de lixo carregada por um gari. "Tá sendo cobrada pelo segundo ano consecutivo e a cidade continua suja", reclama.

O ganhador do concurso em 2023, Edimir Sinezio, voltou a competir neste ano fantasiado de papa. "Eu sou sósia do papa João Paulo II. Moro em Petrolina, em Pernambuco, mas tenho família aqui e venho curtir o Carnaval", conta.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bloco carnaval carnaval fortaleza carnaval domingos olimpio fantasias carnaval

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar