Messejana recebe mostra gratuita de fotografias sobre o cangaço

Em cartaz até janeiro de 2026, a exposição traz imagens do cangaço produzidas pelo fotógrafo Benjamin Abrahão, na década de 1930

19:10 | Set. 25, 2025

Por: Sofia Herrero
Em cartaz até janeiro de 2026, a exposição traz imagens do cangaço produzidas pelo fotógrafo Benjamin Abrahão, na década de 1930 (foto: Benjamin Abrahão/Divulgação)

Nesta sexta-feira, 26, o Grand Shopping recebe a mostra “Uma Jornada pelo Sertão”, com registros de Benjamin Abrahão, fotógrafo que documentou personagens do cangaço, como Lampião e Maria Bonita.

Com entrada gratuita, a exposição chega ao centro comercial por meio de uma parceria com o Museu da Fotografia Fortaleza.

Aberta ao público até 15 de janeiro de 2026, ela reúne 30 fotografias históricas que retratam o cotidiano de homens e mulheres diante das dificuldades do sertão nordestino na década de 1930.

A estreia da exposição também marca a abertura da Galeria Grand Arte no shopping, um espaço de convivência e cultura dedicado a exposições artísticas de forma periódica.

Relembre o trabalho de Benjamin Abrahão

Benjamin Abrahão Botto foi um imigrante libanês naturalizado brasileiro que ficou conhecido por ter registrado em fotos e filmes a vida dos cangaceiros liderados por Lampião, no sertão nordestino, nos anos 1930.

Ele chegou ao Brasil ainda jovem e trabalhou em diversas funções, incluindo secretário do padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE).

Essa ligação lhe deu prestígio local e o levou a conseguir autorização do governo de Getúlio Vargas para filmar Lampião e seu bando, um feito notável, já que até então o cangaço era cercado de mistério.

Em 1938, Benjamin foi assassinado a facadas em Serra Talhada (PE), em circunstâncias pouco investigadas. Muitos historiadores levantam a hipótese de que sua morte teria ligação com o conteúdo que registrou sobre o cangaço, algo que incomodava autoridades e elites da época.

Exposição: Uma Jornada pelo Sertão, de Benjamin Abrahão

  • Quando: sexta-feira, 26; em cartaz até 15 de janeiro de 2026
  • Onde: Piso L1 – Grand Shopping (Av. Frei Cirilo, 3840 – Messejana)
  • Gratuito
  • Mais informações: @grandshoppingce