Réveillon de Fortaleza: atrações animam público no Aterro à espera do show da virada
Claudia Leitte sobe ao palco do Aterro da Praia de Iracema, preparando o público para a contagem regressiva com Seu Jorge e o espetáculo de fogos
Fortaleza deu início às celebrações da virada com o tradicional Réveillon no Aterro da Praia de Iracema, reunindo moradores e turistas para dar boas-vindas a 2026 em uma noite repleta de música. Já nas primeiras horas da programação do dia 31 de dezembro, o clima era de animação entre o público que começava a chegar e ocupar o espaço.
A programação começou no fim de tarde com Marcos Lessa, cantor e compositor cearense que ganhou projeção nacional após sua participação no The Voice Brasil em 2013. Subindo ao palco às 17h, ele embalou o público com um repertório diversificado, passeando por covers, samba, MPB e forró. As músicas animadas, muitas já conhecidas de cor pelos presentes, ajudaram a aquecer o Aterro para as longas horas de festa que ainda viriam.
Após a abertura, Nayra Costa se apresentou como segunda atração, seguida pela banda Transacionais, que animou o público e colocou todos para dançar. Com o passar das horas, o espaço foi se enchendo gradualmente e Paralamas do Sucesso subiu ao palco, iluminando o Aterro com o brilho das lanternas de celular enquanto o público cantava junto "Lanterna dos Afogados".
Como a última atracão antes da virada, Claudia Leitte sobe ao palco ao som do clássico "Amor Perfeito", de Roberto Carlos. Em seguida, às 23h10, será a vez de Seu Jorge conduzir a contagem regressiva, acompanhada do espetáculo de fogos de artifício que marca a chegada de 2026.
Fãs chegam cedo no Aterro para o Réveillon 2026
Mesmo com movimentação ainda gradual no começo do evento, grupos de amigos e famílias chegavam animados para garantir um bom lugar e aproveitar a programação extensa. Entre eles, um grupo de jovens que veio de Sobral especialmente para curtir o Réveillon de Fortaleza.
Eles chegaram à Capital na segunda-feira, 29, e já participaram do primeiro dia de shows, no dia 30. Para Yves Azevedo, 19, que passa o Ano Novo em Fortaleza pela primeira vez, a experiência tem sido positiva.
"Hoje, viemos mais pelo Matuê e pela cultura local também, né? Ontem foi muito tranquilo. Me senti muito seguro, os policiais e bombeiros estavam com uma segurança ótima. Não vi nenhum perigo ao nosso redor", relatou. Enquanto alguns do grupo já haviam vivido a experiência outras vezes, alguns até mais de duas, a expectativa para a noite da virada era de diversão com responsabilidade.
Entre os amigos, a empolgação de Jamily Mendes, 21, chamava atenção. Fã declarada de Matuê, atração aguardada da madrugada, ela contou que fez questão de chegar cedo. "Eu queria ficar na grade e chegar em 2026 com tudo", disse. Jamily já foi a quatro shows do artista, incluindo a turnê 333, no Centro de Eventos do Ceará, e apresentações promovidas pela Prefeitura da Capital.
Henry Girão, 18, de Quixadá, também chegou ao Aterro da Praia de Iracema logo no início dos shows, determinado a não perder nenhum momento. Em seu primeiro ano novo em Fortaleza, a atração mais aguardada é Taty Girl, que encerra o evento.
Henry conta que já havia tentado ver a contora no "Baú da Taty", mas chegou atrasado por estar realizando o Enem e não conseguiu assistir apresentação da cearense. Para o Réveillon 2026, a estratégia foi diferente: chegou cedo para garantir seu lugar e acompanhar a festa do início ao fim.
Entre os turistas, a professora Aurene Borges, 55, veio do Pará em uma viagem de amigos para celebrar a virada do ano em Fortaleza. O grupo chegou preparado para passar horas no local, levando cadeiras de praia para assistir aos shows com mais conforto.
“A ideia é ficar até a virada, curtir os shows e viver esse momento juntos”, disse. Para 2026, ela demonstra esperança. “2025 foi um ano bom, mas a gente espera que 2026 seja muito melhor. A gente enfrenta muitas dificuldades, mas espera conseguir realizar sonhos que ficaram só no pensamento em 2025”, afirmou.
O evento também conta com trabalhadores que encontram no Réveillon uma oportunidade de aumentar a renda. Entre eles está o vendedor ambulante Samuel Dias, 30, que veio do município de Iguatu, a 134 km de Fortaleza para comercializar tiaras de cabeça brilhantes. Esta é a segunda noite consecutiva de trabalho.
“O movimento está ótimo. O público está animado e as vendas estão boas”, relatou Samuel. Segundo ele, a expectativa é esgotar toda a mercadoria antes do fim da festa. “Ontem consegui vender até por volta das duas da manhã, e hoje quero acabar tudo ainda mais cedo”, afirmou.
Na área reservada para pessoas com deficiência (PCDs), a funcionária pública Rochely Nobre, 57, e a artesã Djane Valentim, 52, celebraram o Réveillon. As duas se conhecerem na primeira noite do evento, na terça-feira, 30, e fizeram amizade já no primeiro contato.
“Eu cheguei ontem e acabei fazendo amizade com ela. Quando cheguei hoje, já estava tudo cheio, mas ela tinha guardado um espaço para mim”, contou Rochely. "Eu estou achando tudo ótimo. Está bem acessível e organizado. A ideia é ficar até de manhã", conta.
Djane, que já frequenta o Réveillon de Fortaleza há vários anos, destacou a experiência na área reservada. “Ontem foi maravilhoso e hoje também está sendo. Eu venho sempre e gosto muito quando tem samba, quando o artista canta samba a gente fica feliz”, disse.
Kássia Lopes, 55, aproveitava a festa ao lado dos amigos. Fã declarada da banda Transacionais, ela dançou durante toda a apresentação. “Eu vim ontem e fiquei até quatro horas da manhã. Vim com a turma toda, meus amigos do pedal, do ciclismo. Somos muito fãs do Transacionais. O show está sendo perfeito”, contou.
“Já faz quatro anos que a gente vem para o Réveillon de Fortaleza. A gente traz bebida, petiscos e fica até de manhã, até acabar. Depois ainda toma um banho de mar”, disse. Para 2026, a expectativa é de celebração. “Eu desejo saúde, muita paz e felicidade. Vai ser ano de Copa e de Carnaval, mais oportunidade para comemorar”, afirmou.
Reveillón no Aterro 2026
A abertura com Marcos Lessa foi apenas o começo de uma noite intensa no Aterro da Praia de Iracema, que ainda receberá nomes como Seu Jorge, responsável por conduzir o momento da virada, além de Matuê, Wesley Safadão e Taty Girl, encerrando a programação ao amanhecer.
Com uma proposta descentralizada, a Prefeitura de Fortaleza promoveu o Réveillon 2026 também nos polos de Messejana e Conjunto Ceará, que teve shows na terça-feira, 30. Nesta quarta-feira, 31, a programação ocorre toda no Aterro da Praia de Iracema.
Confira as fotos da virada:
Veja os shows desta quarta-feira, 31
- 17 horas - Marcos Lessa
- 17h55min - Nayra Costa
- 18h50min - Transacionais
- 19h55min - Paralamas do Sucesso
- 21h30min - Claudia Leitte
- 23h10min - Seu Jorge
- 1 hora - Matuê
- 2h35min - Wesley Safadão
- 4h30 - Taty Girl