De Henry a Vecna, o que se sabe sobre o vilão de Stranger Things
Prestes a chegar ao fim, 'Stranger Things' revelou Vecna como principal vilão da trama; entenda a história de Henry até tornar-se o antagonista da série
O Demogorgon e o Vecna foram grandes antagonistas em "Stranger Things". As criaturas do Mundo Invertido, entretanto, agiam sob tutela de um vilão que revelou-se maior e mais perigoso: Devorador de Mentes.
Leia Também | O legado do Mundo Invertido: entenda por que "Stranger Things" chega ao final como símbolo da cultura pop
Na quarta temporada de "Stranger Things", vemos que Henry Creel, o Vecna, está por trás de todos os acontecimentos sobrenaturais da série desde o desaparecimento de Will Byers, na temporada de estreia, até o controle dos demorgorgons.
É também nessa temporada que a origem de Vecna é mostrada. Responsável pelo massacre do laboratório de Hawkins, Henry Creel incriminou o pai, Victor Creel, pelas mortes e deixou vivo apenas o cientista dr. Brenner. Na narrativa, ele é apresentado como um psicopata.
Essa descoberta também traz a revelação de que ele foi a primeira criança a ser estudada pelo laboratório de Hawkins, o mesmo de onde saiu Eleven, uma das protagonistas de "Stranger Things". Antes de ser Vecna, ele foi o Número 1.
Com poderes telecinéticos, ele foi a cobaia usada como base para os experimentos com outras crianças com habilidades sobrenaturais, tal qual Eleven. Como o nome da personagem já indica, ela seria o experimento de número 11 no Projeto Nina.
No "Capítulo Sete: O massacre no laboratório de Hawkins", Vecna conta a Eleven seu plano de reformular o mundo a partir do massacre em 1979. Eleven, então, o envia acidentalmente para o Mundo Invertido com seus poderes e, ali, Henry transforma-se em Vecna.
Nesta parte 5 de "Stranger Things" - que será finalizada com o lançamento do último episódio, na quarta-feira, 31 - a novidade é que o Mundo Invertido não é de fato um universo paralelo. Ele é apenas um ponte que liga a realidade ao Abismo, ou Dimensão X.
Utilizando-se dessa passagem, acidentalmente aberta por Eleven, Vecna dominou o Abismo e o Mundo Invertido e o utilizou para acessar Hawkins. Seu grande plano é fundir as duas dimensões, tornando-as uma só.
Para isso, ele tem manipulado a mente de crianças para ajudá-lo na dominação do mundo. O último episódio da série deixa a expectativa de que haja um último confronto do vilão com as crianças.
The First Shadow: o que a peça de Stranger Things diz sobre Vecna?
Na peça "The First Shadow", expansão da narrativa criada pelos irmãos Matt e Ross Duffer, Henry Creel foi infectado e adquiriu os poderes telecinéticos ao entrar em contato com um material proveniente da Dimensão X.
Isso ocorreu na década de 1950, em Nevada. Nas redondezas, o governo desenvolvia o secreto Projeto Rainbow, e Henry foi contaminado pelas partículas do Devorador de Mentes.
Na peça teatral, o personagem chegou até a viver um amor na juventude. Ele era apaixonado por Patty Newby, a irmã adotiva de Bob Newby que não aparece na série.
Nesta narrativa, portanto, Henry não nasceu vilão. O massacre do laboratório de Hawkins não teria sido um crime premeditado, mas um ato ocorrido sob possessão do Devorador de Mentes.