Morre Teuda Bara, atriz e fundadora do Grupo Galpão, aos 84 anos
Teuda Bara, fundadora do Grupo Galpão, morre aos 84 anos, deixando um legado inesquecível para o teatro brasileiro
Morreu nesta quinta-feira, 25, a atriz Teuda Bara, uma das fundadoras do Grupo Galpão e referência do teatro brasileiro. A artista estava com 84 anos e se despediu em Belo Horizonte. A informação foi confirmada pela própria companhia mineira por meio das redes sociais.
Internada desde o dia 14 desse mês no Hospital Madre Teresa, Teuda morreu em decorrência de uma septicemia com falência múltipla dos órgãos, quadro causado por uma infecção generalizada que se espalha pela corrente sanguínea.
Relacionado | Morre atriz de ‘Walking Dead’, Kelley Mack, aos 33 anos; relembre
Teuda Bara e o Grupo Galpão
A atriz foi um dos pilares do Grupo Galpão, criado no início da década de 1980. Ela esteve presente na maior parte dos espetáculos da companhia, que se consolidou como uma das mais importantes do País.
Em nota, o grupo lamentou a perda e destacou a dimensão humana e artística da atriz: “A partida de Teuda representa uma perda imensurável para o Grupo Galpão, o teatro brasileiro e todos que tiveram o privilégio de conviver com ela”.
“Ao mesmo tempo, fica a profunda gratidão pela alegria, pela força e pela luz raríssima que Teuda espalhou ao longo de tantos anos de vida e criação. Dividir o caminho com ela foi um presente — um exercício diário de amor, generosidade e coragem artística”, publicaram.
Leia também | Morre atriz de ‘Walking Dead’, Kelley Mack, aos 33 anos; relembre
Teuda Bara: TV e cinema
Além da atuação nos palcos, Teuda Bara também teve passagens pela televisão e pelo cinema, como na novela “Meu Pedacinho de Chão” (2014) e nos filmes “O Palhaço” e “O Menino Maluquinho”.
A atriz também é citada na faixa "Paroara", composição de Fagner, Fausto Nilo e Chico Buarque gravada pelo primeiro no disco de 1985.
O velório e o funeral de Teuda Bara acontecem nesta sexta-feira, 26, a partir das 10 horas, no foyer do Palácio das Artes, Centro de Belo Horizonte.
Relacionado | Jovens atendidos em projeto social estreiam espetáculos de dança e teatro
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente