Robert Redford, lenda de Hollywood, morre aos 89 anos
Redford faleceu enquanto dormia e não foi divulgada uma causa específica de sua morte. Presidente Trump e artistas lamentaram sua morte
Robert Redford, ícone do cinema americano das últimas seis décadas, morreu nesta terça-feira, 16 de setembro, em Utah aos 89 anos, segundo o jornal The New York Times.
Redford faleceu enquanto dormia "em sua casa em Sundance, nas montanhas de Utah, o lugar que ele amava, cercado por seus entes queridos", disse sua agente Cindi Berger em um comunicado. A família "pede respeito à sua privacidade", acrescentou, sem informar a causa da morte.
Com sua beleza e talento, Robert Redford foi um ecologista, comprometido, independente e próspero.
O galã sardento, de cabelos loiros e despenteados estreou em grande estilo ao lado de Paul Newman como o simpático criminoso Sundance kid no faroeste "Butch Cassidy" (1969). Também estrelou outros grandes clássicos, como "Golpe de Mestre" (1973) e "Todos os Homens do Presidente" (1976).
Quem é Robert Redford?
Nascido Charles Robert Redford Jr. em 18 de agosto de 1936, em Santa Monica, Califórnia, era filho de um contador.
Trabalhou como cineasta e produtor, especialmente entre as décadas de 1960 e 1970. Em sua filmografia estão obras como "The Chase", "Jeremiah Johnson" e os recentes "Indecent Proposal", "Spy Game", "Captain America: The Winter Soldier" e "Avengers: Endgame".
Com sua beleza e talento, Robert Redford foi um ecologista comprometido, independente e próspero.
O galã de cabelos desgrenhados estreou em grande estilo ao lado de Paul Newman como o simpático criminoso no faroeste "Butch Cassidy" (1969).
Ele também estrelou outros grandes clássicos, como "Golpe de Mestre" (1973) e "Todos os Homens do Presidente" (1976).
Após 20 anos como ator, Redford foi para trás das câmeras, tornando-se um diretor ganhador do Oscar por "Gente como a Gente" (1980), e cofundador do Festival de Cinema de Sundance para aspirantes a cineastas independentes.
Ativista ambiental engajado, Redford também lutou pela preservação da paisagem natural e dos recursos de Utah, onde morava.
Redford teve quatro filhos com a primeira esposa, Lola Van Wagenen, mas um deles faleceu ainda bebê.
Em 2009, casou-se com a artista alemã e sua namorada de longa data Sibylle Szaggars.
"Querido amigo"
O presidente Donald Trump e a atriz Meryl Streep foram os primeiros a prestar homenagens ao artista.
"Por vários anos, não houve ninguém melhor que Robert Redford", disse Trump ao sair da Casa Branca, quando um jornalista o informou sobre a morte do ator. "Houve uma época em que era o mais famoso. Foi imenso", afirmou.
"Um dos leões morreu", lamentou Meryl Streep, que atuou ao lado de Redford em "Entre Dois Amores" (1985). "Descanse em paz, meu querido amigo", acrescentou a atriz em um comunicado enviado à AFP.
Em uma mensagem sentida, a atriz Jane Fonda juntou-se às homenagens.
"Foi um golpe duro esta manhã quando li que Bob havia partido. Não consigo parar de chorar. Ele significou muito para mim e era uma pessoa maravilhosa em todos os sentidos. Defendeu um Estados Unidos pelo qual devemos continuar lutando", expressou.
Marca registrada
Figura proeminente do cinema, Redford ganhou o Oscar de Melhor Diretor com "Gente como a Gente" (1980), além de uma estatueta dourada honorária em 2002.
"O trabalho de Robert Redford como ator, diretor e produtor sempre representou o homem como ele mesmo: o intelectual, o artista, o caubói", descreveu a atriz americana Barbra Streisand ao lhe entregar o Oscar honorário por sua trajetória.
Redford recebeu sua única indicação ao Oscar de Melhor Ator com a interpretação de um artista da década de 1930 em "Golpe de Mestre" (1973).
Um de seus maiores feitos foi a criação, em 1985, do Festival de Cinema independente de Sundance.
Criado para promover diretores descontentes com o cinema comercial e carente de diversidade de Hollywood, a mostra impulsionou cineastas renomados como Jim Jarmusch, Quentin Tarantino e Steven Soderbergh. (Com AFP)
Leia mais
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente