Morre Tom Lehrer, satirista americano, aos 97 anos
Morre, aos 97 anos, o matemático e satirista americano Tom Lehrer; personalidade era conhecida pelo humor sombrio
10:59 | Jul. 28, 2025
Tom Lehrer, matemático e ícone da sátira musical, morreu aos 97 anos em Cambridge, nos Estados Unidos, no sábado, 26. Após fazer sucesso nos anos 1950 e 1960, ele retornou à carreira de professor de Matemática. A causa da morte ainda não foi revelada.
De acordo com um perfil publicado pelo Harvard Crimson em 1981, Lehrer deixou de compor com frequência em 1965. Cinco anos antes, já não se apresentava regularmente nos Estados Unidos.
Segundo o perfil, ele preferiu o anonimato à fama. Lehrer faleceu em casa e não deixou esposa ou filhos.
O matemático ficou conhecido por fazer comédia musicada a partir das apresentações que realizava em clubes e talk shows, onde cantava sobre guerra e questões políticas de maneira irônica e pessimista.
Conheça a trajetória de Tom Lehrer
Criado no Upper East Side, em Nova York, Tom Lehrer fazia aulas de piano na infância. Em 1946, se formou em Matemática em Harvard e continuou estudando a área na mesma universidade.
Enquanto isso, como passatempo, começou a tocar piano, compor cantigas e fazer paródias sobre personalidades do campus.
LEIA TAMBÉM | Conheça pianista brasileira Eliane Elias
Seu primeiro grande show foi em um evento anual de uma revista obscena chamado Freshman Smoker, no qual se apresentou por quatro anos consecutivos. Depois disso, ele decidiu gravar um disco. Como as vendas foram bem, Tom Lehrer decidiu se dedicar ao showbusiness.
Acompanhado de um piano, ele começou a se apresentar pelos Estados Unidos e chegou a gravar quatro discos, que venderam 1,5 milhão de cópias.
No auge da fama, em 1960, ele decidiu reduzir o ritmo de apresentações e ir em busca do doutorado em Matemática. Entretanto, nunca chegou a escrever a sua dissertação.
Leia mais
Mestre em Matemática, Tom Lehrer se aposentou aos 70 anos como professor da Universidade da Califórnia em Santa Cruz.
Ele também trabalhou na Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla americana) dos EUA durante o serviço militar, entre 1955 e 1957, período que inspirou algumas de suas canções.
Algumas das músicas mais conhecidas do autor são “The Vatican Rag”, “The Elements” e “The Masochism Tango”.