Criador do Sorvete Farinhada desenvolve versão vegana da sobremesa
Joélho Caetano, criador do sorvete Farinhada, trabalha em versão vegana da sobremesa; iniciativa é fruto de política pública
O Sorvete Farinhada, que traz o sabor da cultura alimentar do quilombo de Conceição dos Caetanos, ganhou sua versão vegana. O produto idealizado por Joélho Caetano é comercializado na Caetano Sabores, em Tururu, e na gelateria Bellucci, em Fortaleza.
A novidade foi divulgada pela Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, onde o pesquisador e gastrólogo desenvolveu o sorvete durante a 6ª edição do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia mais | Feira italiana de alimentos marcada para Fortaleza
O especialista vem estudando e realizando testes, desde abril, para adaptar a receita tradicional para pessoas que possuem restrições alimentares, sem que haja alteração no sabor.
A demanda surgiu após uma cliente relatar que o filho não poderia provar o sorvete por ser alérgico a proteína do leite.
“Assim eu me propus a fazer a versão e hoje a família é cliente fiel da Caetanos, pois além da farinhada também temos o de chocolate vegano, também feito com leite de castanha de caju”, disse Joélho em comunicado enviado à imprensa.
Diferença na versão vegana do Sorvete Farinhada
Entre a versão original do Farinhada e a vegana mudam apenas três ingredientes: o leite de vaca é substituído pelo leite de castanha de caju; adiciona-se açúcar invertido; e a manteiga da terra é substituída pelo óleo de coco.
O Sorvete Farinhada vegano ainda está sendo testado e aprimorado para manter o sabor e os valores do original.