Mestre do frevo, Capiba é homenageado com musical em Fortaleza

Mestre do frevo, Capiba é homenageado com musical em Fortaleza

Inspirado na trajetória do pianista Capiba, projeto "Aria Social" de Pernambuco traz musical com mais de 60 artistas para Fortaleza

Fortaleza recebe nos dias 30 e 31 de julho, o musical “Capiba, pelas ruas eu vou”, espetáculo que celebra à cultura nordestina a partir da trajetória de Capiba, um dos mais importantes compositores do frevo pernambucano.

Sob a direção-geral da bailarina e diretora do projeto Aria Social, Cecília Brennand, o trabalho teve estreia em 2022 e apresenta performance dos artistas da instituição sediada em Pernambuco.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em cena, são mais de 60 artistas que trazem à tona a trajetória de Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba, músico pernambucano reconhecido por seus frevos-canção, sambas, maracatus, valsas e até músicas eruditas.

Filho de professor de música, Capiba nasceu em 1904 e ganhou destaque pela composição da música "Maria Betânia", lançada por Nelson Gonçalves. Além desse trabalho, ele escreveu mais de 200 canções.

Repertório com raízes nordestinas

No repertório do musical, os bailarinos-cantores e músicos trazem os clássicos frevos-canção, com composições como “Oh Bela”, “De Chapéu de Sol Aberto”, “É Frevo, Meu Bem” e “Trombone de Prata”.

Para apresentar essas melodias, a maestrina e diretora musical Rosemary Oliveira, realiza a regência da Missa Armorial, cena que traz uma orquestra à obra, unindo a originalidade da obra do compositor e explorando a riqueza do Movimento Armorial, de Ariano Suassuna.

Além da diretora geral e a regente, o trabalho conta com direção artística e coreografia de Ana Emília Freire. Já os figurinos foram criados por Beth Gaudêncio.

O audiovisual e videografia são assinados por Max Levay e Ana Emília Freire, o design de luz e operação são de Cleison Ramos e a direção teatral é de Tuca Andrada.

Projeto Aria Social

“Capiba, pelas ruas eu vou” é idealizado pelo projeto Aria Social, instituição sem fins lucrativos que oferece formação e profissionalização em música e dança a crianças e jovens .

Segundo material enviado à imprensa, atualmente o projeto contempla 600 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, na Região Metropolitana de Recife.

Além dos alunos, familiares também são atendidos pela instituição, com capacitação em técnicas de artesanato e o incentivo em empreendedorismo social, por meio do projeto Casa de Maria.

CAPIBA, pelas ruas eu vou

  • Quando: quarta, 30, e quinta, 31, de julho, às 20 horas
  • Onde: Teatro RioMar Fortaleza (R. Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu)
  • Quanto: R$20 (plateia alta) e R$50 (plateia baixa. Preços de inteira); Vendas pelo uhuu.com
  • Mais informações: @riomarfortaleza e @musicalcapiba

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar