Cine Vida&Arte estreia documentário sobre fé e tradição no Ceará
O documentário "Hierofania", produzido pela Nigéria filmes, ganha sessão transmitida em em canais de televisão e no Canal FDR
17:47 | Jul. 02, 2025
É a partir de um mergulho nas tradições e na fé cearense que a nova produção da Nigéria Filmes em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR) chega às telas e às plataformas digitais nesta sexta-feira, 4.
Intitulado de “Hierofania: Uma viagem na fé do povo”, o documentário teve sua temática desenvolvida a partir do caderno “Santificados”, publicado no O POVO, que mapeia os santos populares do Ceará.
Leia mais
Mas foi apenas após um trabalho junto aos artistas Rafael Limaverde e Henrique Viudez, que buscavam inspiração para uma exposição, que a equipe da produtora viu o potencial cultural e histórico do conteúdo.
“A gente com a câmera na mão, ouvindo aquelas histórias, filmando os cenários, ficamos com tudo isso na nossa cabeça. A produtora foi amadurecendo e esse tema continuou perto da gente”, explica Roger Pires, produtor e um dos diretores da obra.
Ele completa: “Conseguimos capturar bons arquivos e uma boa vivência nas cidades e transformamos isso no projeto de filme documentário. Trazemos essa questão do sagrado, do profano, da fé, da religiosidade, das crenças. Mas também abordamos cultura, porque é um filme que também fala muito sobre o interior do Ceará e suas diversas paisagens".
Sobre a produção, Roger acrescenta: “O filme tem um tom de mistério. É um documentário simples, popular, que traz sensações, dúvidas e uma viagem sensorial com imagens e depoimentos”.
Ele ainda ressalta que a obra tem o foco nas vivências pessoais dos moradores. "A gente fala mais dos sentimentos e conexões do que de uma explicação acadêmica, trazendo essa subjetividade da fé e das tradições do interior do Ceará”, concluiu.
Cine Vida & Arte do Canal FDR
"Hierofania: Uma viagem na fé do povo” é um dos filmes previstos para o Cine Vida&Arte do Canal FDR. A nova temporada de produções será exibida ao longo de 2025, segundo o diretor audiovisual do O POVO, Chico Marinho. "Hierofania" será a terceira obra exibida pela iniciativa.
“Já exibimos dois filmes anteriormente na sessão Cine Vida&Arte, que foi 'Alba e Os Fantasmas' (Neil Armstrong) e 'Virtude' (Germano Gomes e Davi Matos) e a gente tem mais alguns filmes para exibir. Esses filmes foram contemplados pelo edital do Prodav, que a gente protagonizou”, destaca.
Chico compartilha o nome das próximas obras que devem se juntar à lista. “Estamos programando para além de 'Hierofania', exibirmos os trabalhos ‘O Rio Ceará’, ‘Expedição Praieira’ e ‘Povoesia’”, revela. Os três primeiros são dirigidos por Bruno Xavier, Roger Pires e Yargo Gurjão, enquanto "Povoesia" é de Gabrielle Madeiro e Gabriela Araruna.
O edital começou a ser construído em 2016, mas só em 2024 que os produtos audiovisuais passaram a ser exibidos no canal da fundação. Para Roger Pires, produtor de "Hierofania", a divulgação da produção no canal FDR é de grande importância.
"A gente acha fundamental que os filmes sejam vistos, assistidos e compartilhados pelas pessoas. Para a Nigéria Filmes, a grande missão não é só fazer filme, mas fazer que chegue ao público. O filme só existe quando chega no público”, ressalta.
Além do canal do youtube do FDR, o Cine Vida & Arte será transmitido no canal aberto 48.1 e nos canais canais fechados 23, 24, 523 e 138, com reprises aos sábados.
Lançamento de "Hierofania: Uma viagem na fé do povo"
- Quando: sexta-feira, 4, às 19 horas
- Onde: canal aberto 48.1 e nos canais Canais fechados 23, 24, 523 e 138, com reprises aos sábados
Confira a agenda do Cine Vida&Arte
- Sexta, 04/07 - Hierofania
- Segunda-feira, 28/07 - Rio Ceará
- Segunda-feira, 18/08 - Povoesia
- Sexta-feira, 05/09 - Expedição Praieira