Dia Mundial da Língua Portuguesa: 5 indicações de livros cearenses

Dia Mundial da Língua Portuguesa: 5 indicações de livros cearenses

Instituído pela Unesco em 2019, o dia 5 de maio celebra a história, a cultura e o papel civilizacional da língua portuguesa

Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) proclamou o dia 5 de maio como "Dia Mundial da Língua Portuguesa".

Com cerca de 293 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, é também a língua mais falada no hemisfério sul, configurando-se como uma das mais difundidas pelo mundo, com tendências de crescimento.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Como língua materna, o português é listado como a quinta mais falada no mundo, atrás do mandarim, espanhol, inglês e hindi.

A fim de celebrar a data, confira cinco livros premiados, escritos em língua portuguesa por autores cearenses.

Confira indicações de livros premiados língua portuguesa 

  • “Ela tem olhos de céu”, Socorro Acioli

Publicado em 2011, o romance juvenil narra a história de uma menina que, ao descobrir que possui poderes especiais, enfrenta desafios para entender sua identidade e seu lugar no mundo. A obra foi premiada com o Prêmio Jabuti de Literatura Infantil e Juvenil em 2012.

  • “À Cidade”, Mailson Furtado

Lançado em 2018, "À Cidade" é um poema único de 60 páginas que retrata a cidade de Cariré, no Ceará, e seus habitantes. O autor, Mailson Furtado, escreveu, diagramou e ilustrou a capa da obra de forma independente. A publicação foi agraciada com o Prêmio Jabuti nas categorias Poesia e Livro do Ano em 2018.

  • “A palavra que resta”, Stênio Gardel

Publicado em 2021, o romance de estreia de Stênio Gardel conta a história de Raimundo Gaudêncio de Freitas, um homem homossexual analfabeto que aos 71 anos de idade decide aprender a ler e escrever. A obra foi premiada com o National Book Award na categoria Literatura Traduzida em 2023, na versão traduzida para o inglês por Bruna Dantas Lobato.

  • “Salvaterra – Um breve romance de coragem”, Marília Lovatel

Lançado em 2024, o livro narra a história de superação e coragem de uma menina que rompe com o que está predeterminado para as mulheres de sua condição familiar, social e econômica rumo ao seu propósito de vida.

Em linguagem poética, a autora descreve a dura rotina de sua infância e a luta pela sobrevivência no maior arquipélago fluviomarinho do mundo, localizado no estuário do rio Amazonas. A obra foi premiada com o Prêmio Barco a Vapor, um dos maiores reconhecimentos do gênero no Brasil.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar