Estatueta do Oscar de ‘Flow’ é exposta em museu na Letônia
Estatueta do Oscar de Melhor Filme de Animação, conquistada por "Flow", é exposta em museu da Letônia
Melhor Filme de Animação do Oscar 2025, “Flow” tem movido os cidadãos da Letônia, país onde o filme foi produzido, e gerado orgulho para a população local.
Assim como com “Ainda Estou Aqui”, que conquistou o primeiro Oscar para o Brasil, “Flow” marcou o cinema letão pelo seu pioneirismo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia mais | Da Letônia, "Flow" fez história ao ganhar o Oscar de Melhor Animação
Dirigido por Gints Zilbalodis, o filme acompanha um gato solitário que tenta sobreviver após uma grande inundação. O animal virou símbolo de orgulho e conquistou a adoração dos conterrâneos, recebendo até mesmo uma estátua, erguida em uma praça em Riga, capital do país.
Gato de 'Flow' ganha estátua na capital da Letônia
Com a conquista na 97ª edição do Oscar, “Flow” tornou-se motivo principal para que as pessoas visitem o Museu Nacional de Arte Letã. A estatueta de Melhor Filme de Animação está agora exposta no equipamento cultural e tem gerado filas de visitantes que desejam ver de perto o objeto de orgulho nacional.
Confira | Com prêmio do Oscar, 'Flow' quebra a barreira da linguagem e nos convida à empatia
Em seu perfil no X (antigo Twitter), Zilbalodis compartilhou vídeos da acomodação da estatueta em um dos salões do museu, mostrando a fila de pessoas que aguardavam o momento.
“As pessoas esperam mais de uma hora para vê-la!”, escreveu, também mostrando o lado de fora do espaço e a fila que se formava. Além da estatueta do Oscar, estão expostos os troféus recebidos do Globo de Ouro e European Film Awards, todos pela categoria de Melhor Filme de Animação.
The Flow Oscar statue is exhibited at the Latvian National Museum of Art and people are waiting for more than an hour to see it! pic.twitter.com/eup3VSp2Tq
— Gints Zilbalodis (@gintszilbalodis) March 8, 2025