Museu Orgânico celebra um ano de existência na Barra do Ceará

Símbolo cultural da Barra do Ceará, Albertu’s Restaurante celebrou seu primeiro ano como Museu Orgânico com programação especial

18:57 | Fev. 24, 2025

Por: Sofia Herrero
Símbolo cultural da Barra do Ceará, Albertu’s Restaurante celebrou seu primeiro ano como Museu Orgânico com programação especial (foto: Reprodução/Instagram )

Inaugurado em fevereiro de 2024 pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o Espaço Gastronômico Cultural Albertu’s Restaurante comemorou seu primeiro aniversário nesta sexta-feira, 21, com programação cultural.

Há 60 anos como uma das principais referências culinárias da Barra do Ceará, o Albertu’s Restaurante se tornou o primeiro Museu Orgânico de Fortaleza há um ano, destacando-se como um espaço de valorização da gastronomia litorânea e um ponto de memória da colonização do Ceará.

Na sexta-feira, 21, o espaço contou com programação musical, atividades interativas, intervenção de palhaçaria, recreação e um circuito de checagem de saúde para os presentes.

A comemoração também teve caráter esportivo, por meio da presença do Sesc Ativo, projeto que incentiva a prática consciente e permanente de exercícios físicos.

Além disso, o projeto Conversas Flutuantes, que propõe vivências colaborativas dentro de barcos, também realizou uma experiência sob o Rio Ceará.

Leia também | Museu Orgânico Ateliê Casa de Zé Tarcísio é inaugurado em bairro de Fortaleza

O que são os Museus Orgânicos

Criado pelo Sesc, em parceria com a Fundação Casa Grande, sediada em Nova Olinda, o projeto Museus Orgânicos busca fortalecer uma rede de lugares de memória, ativando espaços que preservam tradições culturais.

Atualmente, o Ceará conta com 22 museus orgânicos, e antes de receberem essa chancela, os locais passam por pesquisas e estudos para garantir a valorização de suas referências coletivas e culturais, como foi feito com o estabelecimento de Alberto de Souza, proprietário do Albertu’s Restaurante.

"Celebrar o primeiro ano do Albertu’s Restaurante como Museu Orgânico, nesse espaço que já carrega tanta história e significado, é algo muito especial. A programação foi pensada com muito carinho para que todos pudessem vivenciar tudo o que esse lugar representa. E a parceria com o Sesc Ceará foi fundamental para levar essa experiência única à comunidade", afirma Alberto em comunicado enviado à imprensa.