Grupo cearense Banzobeat lança 1º EP em festa na Estação das Artes
O evento de lançamento do EP do grupo Banzobeat é gratuito e acontecerá no Complexo da Estação das Artes
Uma experiência musical focada no Afrobeat, que passa pelos ritmos afro-latinos, toques de candomblé e umbanda. É assim que a banda Banzobeat se define.
Fundado em 2022, o grupo ficou conhecido por tocar nos Carnavais de Fortaleza, com apresentações que lotam as esquinas da Praça dos Correios, no Centro, e da Praça da Gentilândia, no Benfica.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Nesta quinta-feira, 17, o grupo irá tomar conta do Complexo Cultural Estação das Artes para lançamento do single “BATISMO”, primeiro EP da banda. O evento tem início a partir das 18 horas, e a apresentação contará com a participação especial dos músicos do coletivo Farra na Jangada.
Mais que sintetizar sons africanos, afro-latinos e afro-brasileiros, a banda se destaca por apresentar improvisos, efeitos e timbres inusitados, como o encontro da vila caipira com a batucada do samba, ou um trompete de jazz com um toque de candomblé.
Segundo os artistas, o novo single apresenta composições que convidam à reflexão, abordando críticas às violências resultantes das desigualdades sociais e promovendo "um convívio coletivo harmonioso com o mundo".
Leia também | Kuya promove seminário sobre design no desenvolvimento infantil
A canção fala sobre a relação sagrada e cotidiana de quem se banha no mar em busca de salvação, proteção e sustento. Sua rítmica é percussiva, iniciada por solos de Kalimba – um instrumento de origem africana que remete aos sons da água – e acrescida de uma viola caipira, “que guia os caminhos até o encontro com o mar”.
Na festa de lançamento, o público poderá experimentar uma rica fusão de ritmos, incluindo Zouk, Reggaeton, Reggae, dentre outros gêneros. Diversa como os ritmos que a banda atravessa, é também sua formação.
Na apresentação do dia 17, a banda contará com sua formação completa, que consiste em Paulo Maia, Juliana Eva, Davidson Oliveira, Vanessa Almeida, Bruno Vasconcelos e Anderson Vieira.
Na data, a entrada será gratuita e mediante a capacidade de lotação. Consoante ao lançamento, o single “BATISMO”, que dá nome ao show, estará disponível em todas as plataformas musicais a partir da sexta-feira.
Lançamento do 1º EP da Banzobeat
- Quando: quinta-feira, 17, às 18 horas
- Onde: Complexo Cultural Estação das Artes (rua Dr. João Moreira, 540 - Centro)
- Mais informações: no Instagram @banzobeat
- Gratuito