Circuito Itinerante leva cinema gratuito a 25 bairros de Fortaleza
O projeto leva quinzenalmente sessões gratuitas e livres de cinema independentes para 25 bairros de Fortaleza; Planalto Pici será o primeiro a ser contemplado com a iniciativa
Começa nesta sexta-feira, 19, o Circuito Itinerante Livre de Cinema (CILC), promovido pelo estúdio Entre Olhos. O projeto leva quinzenalmente sessões gratuitas e livres de cinema independentes para públicos de 25 bairros da periferia de Fortaleza.
A primeira sessão será realizada na Associação dos Moradores do Planalto Pici, em comemoração ao aniversário de 34 anos do bairro. Com duas sessões de cinema, a programação começa com a exibição do filme “Enigma do Pici”, às 17h30min, uma direção coletiva de estudantes e moradores do bairro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O filme conta a história de uma criança que desaparece na quadra do Pici, e que durante as buscas entre interrogatórios e eventos misteriosos, descobre-se que o Ceará está dominado por alienígenas.
Confira: Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini fazem show em Fortaleza
Em seguida, será exibido o curta-metragem “A Bailarina”, que narra a história da ocupação e atuação dos moradores do bairro. Baseado em um conto de suspense, a obra segue a história do mistério de uma bailarina fantasma nos interiores de um teatro.
“O momento do cinema é uma das ações que são realizadas neste dia, pois a programação se insere dentro do contexto do aniversário de ocupação e fundação do bairro Planalto Pici”, afirma Isadora Santos, moradora do bairro e produtora cultural do Estúdio EO.
Confira os bairros que irão receber o projeto Circuito Itinerante Livre de Cinema (CILC)
- Itaoca;
- Itaperi;
- Planalto Pici;
- Panamericano;
- Vila Velha;
- Pirambu;
- Vila Pery;
- Siqueira;
- Conjunto Ceará;
- Parangaba;
- Álvaro Weyne;
- Antônio Bezerra;
- Barra do Ceará;
- Bela Vista;
- Boa Vista;
- Bom Jardim;
- Genibaú;
- Granja Portugal;
- Henrique Jorge;
- Passaré;
- Sapiranga;
- Messejana;
- Jangurussu;
- Carlito Pamplona.
Guia V&A: conheça 7 lugares únicos para conhecer o Ceará com a família
“A CILC é resultado de uma articulação coletiva de agentes culturais, moradores de periferias de Fortaleza, visando o fortalecimento de repertórios dos próprios grupos de exibidores, cineclubistas e grupos de cinema que existem nas periferias de Fortaleza”, afirmou Erick Sousa, diretor de produção do Circuito de Cinema, em nota enviada à imprensa.
Conheça o Coletivo Entre Olhos
O Entre Olhos é uma produtora-coletiva que se destaca pela gestão cultural e produção artística periférica e independente. Com sessões de cinema de rua, abertas ao público e de indicação etária livre, o coletivo atende principalmente crianças, jovens, mulheres, LGBTQIA+ e pessoas negras.
As exibições incluem debates, palestras e rodas de conversa, que visam promover a integração e o intercâmbio cultural dos moradores dos bairros.
Guia Vida&Arte: veja estreias do cinema para crianças em Fortaleza
Desde 2021, o Entre Olhos tem atuado com programações contínuas em Fortaleza, Caucaia e Sobral, no Ceará, além de Recife, em Pernambuco, onde promove exibições constantes de filmes, realização de mostras e festivais.
Lançamento do Circuito de Cinema em Periferias de Fortaleza
- Quando: sexta-feira, 19, às 17h30min
- Onde: Associação dos Moradores do Planalto Pici (rua 2 de Maio - 456, Pici)
- Mais informações: no Instagram @entre.olhos e @cilc.cinemaitinerante