Adele é processada em R$ 200 mil por plágio de música brasileira

Cantor brasileiro acusa Adele de plágio em "Mulheres", música nacionalmente conhecida na voz de Martinho da Vila

A cantora Adele é acusada de plágio da música “Mulheres”, do brasileiro Toninho Geraes. A ação movida pelo cantor e compositor começou a tramitar nesta semana no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

De acordo com O Globo, a defesa de Toninho afirma que há similaridades da música “Mulheres”, composta pelo artista em 1995, com “Million years ago”, lançada pela britânica em 2015.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”, disse o músico para a Veja em setembro de 2021, quando deu início ao processo.

A ação detalha que a música de Adele utilizou a versão gravada por Simone, em 1997. “Mulheres” já foi regravada por diversos artistas, sendo a versão na voz de Martinho da Vila a mais popular.

Toninho Geraes reivindica a atribuição de seu nome como co-autor de “Million years ago”, além de uma indenização de R$ 200 mil por danos morais. O músico mineiro também solicita a retirada da música das plataformas e que Adele não a interprete nos shows.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

adele processo plagio musica brasileira martinho da vila vida e arte toninho geraes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar