Espetáculo que aborda colapso ambiental no Ceará estreia no TJA

A peça no TJA desenvolve sua dramaturgia em torno de problemática socioambiental análoga à exploração de minério em Santa Quitéria

Retratando críticas socioambientais e trazendo luz à discussão que envolve a mineração de urânio em Santa Quitéria, os estudantes da Turma da Noite 2023 do Curso de Princípios Básicos de Teatro (CPBT) realizam o espetáculo “Rastros”.

Marcada para este domingo, 10, no Theatro José de Alencar (TJA), a apresentação é resultado de quase um ano de convivência, aprendizados e trocas entre o grupo, monitores e a professora Neidinha Castelo Branco.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A história da peça gira em torno de uma cidade adoecida pela exploração e contaminação de seu território, onde seus adultos e suas crianças foram vítimas de envenenamento por radioatividade. O povo de Cajueiro, então, parte numa jornada em busca de um futuro onde existam possibilidades de vida.

Confira | Teatro Boca Rica abre inscrições com foco em arte e autismo

Espetáculo no TJA é baseado em crise ambiental no Ceará

Na obra, realidade e ficção alimentam-se mutuamente. A peça se inspira no contexto existente na cidade de Santa Quitéria, localizada apenas três horas de distância de Fortaleza, que atualmente passa por diversos problemas socioambientais relacionados à mineração de urânio.

Há anos, o município enfrenta essa problemática, que está relacionada a contaminação e violação dos direitos humanos, pondo em risco a saúde pública e o meio ambiente.

Saiba mais | Camerata de Cordas realiza concerto gratuito de Natal no MIS

Sensível a esse contexto, “Rastros” carrega a narrativa de um grupo que é obrigado a entrar em diáspora após ter seu espaço contaminado. A peça utiliza do fazer artístico como canalizador de uma crítica voltada às agressões ambientais.

O espetáculo é recomendado para todos os públicos e estará em cartaz no palco principal do Theatro José de Alencar, em duas sessões gratuitas, às 18 horas e às 19h30min.

Clique aqui para acompanhar as principais notícias de famosos, da TV e de realities no canal do O POVO no WhatsApp

Saiba mais sobre o Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT)

O Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT) é uma realização do Theatro José de Alencar (TJA), fruto da parceria entre as Secretarias de Educação (SEDUC) e da Cultura (SECULT) do Estado do Ceará.

Fundado pelos atores e educadores Joca Andrade e Paulo Ess, o CPBT iniciou as atividades em 1991, ano da reinauguração do TJA. O objetivo era suprir a carência de cursos de iniciação às artes cênicas em Fortaleza.

Atualmente, o CPBT mantém turmas nos três turnos, sob a coordenação dos professores Juliana Veras, Joca Andrade e Neidinha Castelo Branco, tendo como público-alvo adolescentes e jovens adultos interessados em iniciar os estudos em práticas teatrais.

Espetáculo “Rastros”

  • Quando: domingo, 10, às 18 horas e às 19h30min
  • Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 - Centro)
  • Gratuito: retirada de ingressos no Sympla 

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Espetáculo Santa quitéria Theatro josé de alencar Curso principios basicos de teatro Mineração vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar