Faustão elogia SUS e quer motivar doação de órgãos: 'minha missão'

Em recente entrevista concedida ao Uol, Faustão revela desejo de incentivar a doação de órgãos no Brasil

Após o transplante de coração, realizado no domingo, 27, Fausto Silva deu uma de suas primeiras entrevistas. Ao colunista do Uol, Lucas Pasin, o apresentador falou, nesta quinta-feira, 31, sobre sua recuperação e revelou o desejo de incentivar a doação de órgãos.

“Pode perguntar o que quiser. Estou me sentindo ótimo. Por mim, eu saía daqui amanhã. Estou abismado com a minha recuperação. Não tenho nada para reclamar. Sinto apenas uma leve dor nas costas, é um detalhe perto de tudo que aconteceu", comenta. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A cirurgia feita no último final de semana levou cerca de 2h30min para ser concluída pela equipe médica do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Faustão estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) desde 5 de agosto, tratando uma insuficiência cardíaca e realizando diálise.

Faustão: "Sinto como se o meu coração batesse ainda mais forte"

Empolgado, Faustão conta a sensação de ter um novo coração: "Sinto como se o meu coração batesse ainda mais forte, é uma sensação única. Tiveram que tirar um monte de entulho de dentro de mim, e colocaram um coração novo, de um garotão de 35 anos. É algo que me faz sentir muito vivo".

Quanto aos seus desejos atuais, o apresentador revela a necessidade que sentiu de estar envolvido em projetos de doação de órgãos, após a sua cirurgia. "O meu primeiro pensamento foi: eu preciso motivar a doação de órgãos. O Brasil tem que ser o primeiro lugar do mundo. Tem que existir mais projetos. Precisamos fazer alguma coisa para melhorar isso, e pensarmos nos próximos. Precisamos usar a fé na doação. Se eu não tivesse fé, não estaria vivo".

Faustão completa destacando a importância do SUS: “Ontem parecia que eu estava num dia normal na minha vida. Sentei, andei, conversei. É um absurdo poder fazer tudo isso. Só tenho a agradecer aos meus médicos e ao SUS. Tudo isso também é graças ao SUS. Não é porque eu tenho dinheiro que estou bem. Tudo isso que fiz também é feito no SUS, e isso precisa ser valorizado. É importante que todos se informem sobre, e essa será agora a minha missão”.

Fausto Silva finaliza afirmando que deve passar mais um período no hospital. No fim da tarde desta quarta-feira, 30, o Hospital Israelita Albert Einstein informou que o apresentador estava conversando normalmente e já iniciara a fisioterapia.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vida e arte faustao cirurgia entrevista transplante

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar