MC Marcinho: morre ícone do funk aos 45 anos

Funkeiro MC Marcinho morreu neste sábado, 26, aos 45 anos de idade; artista aguardava transplante de coração

MC Marcinho morreu neste sábado, 26, aos 45 anos de idade. Ícone do funk, o artista estava internado desde o mês de junho no Hospital Copa d'Or, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, por insuficiência cardíaca e renal. A informação foi confirmada pela unidade de saúde.

No início desta semana, o cantor teve uma piora na saúde e foi diagnosticado com infecção generalizada. O agravamento da sua condição o fez ser retirado da lista de transplante de coração.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em comunicado enviado pela assessoria de imprensa do cantor na terça-feira, 22, a equipe informava que MC Marcinho estava com complicações sérias e não tinha condições de fazer cirurgia de transplante.

Morre MC Marcinho: Relembre o ícone do funk melody

Marcinho foi um dos principais percussores do movimento do funk nos anos 90 e 2000. Até hoje, seus hits, que estouraram naquela época, como “Rap do Solitário” e “Glamourosa”, são amplamente ouvidos.

Com uma carreira consolidada no funk melody dos anos 1990, suas músicas fazem parte da trilha sonora da novela global "Vai na Fé".

"Depois de quase 30 anos, ver a música renascer de novo e ver a novela abordar o funk melody, é muito bom. Todo mundo vem comentar comigo que minha música está na novela. Então estou muito feliz, muito obrigado”, comemorou Marcinho, durante participação no programa Mais Você no dia 10 de julho.

Morre MC Marcinho: a carreira e os sucessos do cantor

No início dos anos 2000, se alguém quisesse falar de amor, tinha que falar com o Marcinho, o príncipe do funk se consolidou a partir de um subgênero do freestyle, surgido no início dos anos 1990.

Com letras centradas em temáticas românticas e sem apelo sexual, o funk melody ganhou a cara de MC Marcinho com músicas como “Rap do Solitário”, “Glamurosa” e “Garota Nota 100”.

O subgênero faz uso de samplers e batidas eletrônicas, partindo de um contexto diferente do funk carioca, que aposta na letra explícita e de duplo sentido.

Antes dos 20 anos, o carioca Márcio André Nepomuceno Garcia emplacou dois sucessos , mas, na época, não conseguia viver só da música. Cenário que mudou ao lançar, em 2001, o hit “Glamurosa”, que poucos sabem que foi inspirado na rainha dos baixinhos, Xuxa.

Em 2014, Márcio explicou que a inspiração surgiu porque ele se tornou nacionalmente conhecido devido à Xuxa: “‘Glamurosa' foi inspirada na Xuxa. O funk deve muito a ela, quando todo mundo tinha preconceito, ela batia no peito e dizia que era funkeira, além de chamar todo mundo para se apresentar no programa dela".

Colaborou Iully Fernandes

Memórias do Medo: confira o trailer do novo filme do O POVO+

Todo mundo tem uma história de medo para contar e o sobrenatural é parte da vida de cada um ou das famílias. Alguns convivem com o assombro das manifestações ou rezam para se libertar das experiências inesperadas. Saiba mais sobre “Memórias do Medo” clicando aqui 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

MC Marcinho Príncipe do Funk morre funkeiro morre mc marcinho vida e arte mc marcinho morreu

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar