Dia do Cinema Brasileiro: 144 filmes nacionais são repatriados

Obras estavam na Itália desde o final dos anos 1970 e voltaram ao Brasil no último fim de semana, conforme site G1

Um acervo de 144 obras do cinema brasileiro que estavam na Itália foi repatriado e voltará aos cuidados da Agência Nacional do Cinema (Ancine). O conjunto estava desde 1979 na embaixada do Brasil em Roma após o fechamento do escritório da Embrafilme, empresa de audiovisual do País à época. 

Na seleção de filmes que compõem o acervo, estão obras clássicas como "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", "Os Fuzis", "Menino de Engenho", "Macunaíma" e "Vidas Secas", entre outras, de acordo com o site G1. 

Questões técnicas e financeiras dificultaram o retorno do acervo ao Brasil ao longo das décadas, mas viagem em breve do presidente Lula à Itália facilitou a organização da operação. O processo foi realizado em conjunto pela embaixada brasileira em Roma, o Itamaraty, a Força Aérea Brasileira (FAB), o Ministério da Cultura e a Ancine.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os filmes, distribuídos em 524 rolos de acetato, voltaram para o Brasil no último sábado, 17. A partir de termo de cooperação entre a Ancine e a Cinemateca Brasileira, o acervo será repassado à entidade de preservação do audiovisual nacional.

A repatriação das 144 obras se liga às comemorações do Dia do Cinema Brasileiro, celebrado nesta segunda, 19. A data, em 2023, marca ainda os 125 anos da primeira filmagem no País.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar