Astrud Gilberto: a vida e a obra da primeira 'rainha da bossa nova'

Baiana que fez fama no exterior, Astrud Gilberto morreu nesta terça-feira, 6, aos 83 anos, em sua casa na Filadélfia
Autor AFP Tipo Notícia

Com alguns versos cantados em inglês com voz suave e melancólica, a brasileira Astrud Gilberto se tornou a "Garota de Ipanema", a primeira "rainha da bossa nova".

Um Grammy de Gravação do Ano em 1965 reconheceu esta mítica versão de "Garota de Ipanema", de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, que, ao longo de um ritmo sincopado de samba misturado com jazz, ainda é um sucesso mundial mais de 50 anos depois. Foi em Nova York que Astrud Gilberto gravou "Garota de Ipanema" ao lado do cantor e violonista João Gilberto, então seu marido, e do saxofonista americano Stan Getz, por quem se separou.

Astrud dizia que devia sua popularidade a uma proposta inesperada de Gilberto, no meio de um ensaio com Getz, para que cantasse em inglês. "Esta música vai torná-la famosa", previu Getz no estúdio de gravação. Aos 24 anos, com seu olhar sábio e terno, a bela morena conquistou de imediato o público. Para vencer o medo do palco, fez aulas de teatro na escola Stella Adler, em Nova York. O show dos três amigos no Carnegie Hall de Nova York em outubro de 1964 levou-os ao topo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também:

Morre Astrud Gilberto, ícone internacional da Bossa Nova
Astrud Gilberto: antes de Anitta, brasileira chegou ao Grammy
Como Astrud Gilberto virou a voz internacional de 'Garota de Ipanema'

Da Bahia para o Mundo

Nascida em 30 de março de 1940 na Bahia, filha de mãe brasileira e pai alemão, Astrud Weinert cresceu no Rio de Janeiro. Aos 19 anos, casou-se com João Gilberto, cujo álbum "Chega de Saudade" acabava de seduzir os fãs brasileiros, em um novo ritmo de bossa nova.

Depois de "Garota de Ipanema", aquela que costuma ser chamada de "rainha da bossa nova" continuou sua carreira nos Estados Unidos, onde permaneceu após o divórcio de Gilberto e a posterior separação de Getz.

"Fly Me To The Moon" (1972) foi o novo grande sucesso de Astrud, que se tornou compositora com os álbuns "Astrud Gilberto Now" e "That Girl From Ipanema", no qual com letras de Hal Shaper também se destacou com "Far Away", cantada em dueto com Chet Baker, o ídolo de sua adolescência.

Sua timidez vencida permitiu que fizesse turnês pelos Estados Unidos, Canadá, Japão, Europa, com seu grupo de músicos, incluindo Marcelo Gilberto, um de seus dois filhos. Com ele e seu irmão Gregory Lasorsa criou a Gregmar Productions, da qual se destaca um álbum tributo a Antonio Carlos Jobim.

O ano de 2001 foi o último de apresentação da artista que, após um "Latin Jazz USA Award", conquistou uma vaga em Nova York no Salão da Fama da Música Latina, o International Latin Music Hall of Fame. Em 2008, um Grammy Latino homenageou-a por toda sua carreira.

Longe dos flashes, Astrud Gilberto morou na Filadélfia, onde se dedicou à pintura e à luta pela defesa dos direitos dos animais. Foi autora do ensaio "Animals, They Need Our Help!!!" ("Animais, eles precisam da nossa ajuda!!!", em tradução livre).

Linha do tempo: A vida e a carreira de Astrud Gilberto

Estas são algumas das principais datas da vida da cantora brasileira Astrud Gilberto, cuja versão em inglês de "Garota de Ipanema" a levou à fama mundial.

30 de março de 1940: Astrud Weinert nasce em Salvador, Bahia, de mãe brasileira e pai alemão. Passa a juventude no Rio de Janeiro.

1959: casa-se com o cantor e compositor João Gilberto, de quem adotou o segundo nome, e quatro anos depois o casal se muda para os Estados Unidos.

1965: Ela canta a versão em inglês da famosa música "Garota de Ipanema", de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes. Sua versão ganha o Grammy de Gravação do Ano. O álbum, gravado em Nova York com João Gilberto e o saxofonista americano Stan Getz, vence o Grammy de Álbum do Ano. Astrud deixará o marido por Getz.

1972: após o sucesso de "Fly me to the moon", ela se destaca como compositora com o álbum "Astrud Gilberto now".

1977: Lança "Far Away", faixa principal de seu álbum "That girl from Ipanema", com letra de Hal Shaper e cantada em dueto com Chet Baker, seu ídolo da adolescência.

Início dos anos 1980: turnês na Europa, Japão, Canadá e Estados Unidos com seu grupo de músicos, especialmente com um de seus dois filhos, Marcelo Gilberto.

1992: Premiada com o "Latin Jazz USA Award" pelo conjunto de sua carreira.

2001: Última aparição pública de Astrud Gilberto, que se tornou pintora e defensora dos direitos dos animais.

2002: Em Nova York, entra para "International Latin Music Hall of Fame".

2008: Astrud Gilberto, que morava na Filadélfia (EUA), recebe um Grammy Latino pelo conjunto de sua carreira.

Leia no O POVO + | Confira mais histórias e opiniões sobre música na coluna Discografia, com Marcos Sampaio

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Bossa Nova Vida e Arte Música Blog Discografia Cultura Astrud Gilberto João Gilberto Stan Getz

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar