Heloisa de Hollanda é eleita para Academia Brasileira de Letras

Heloísa Buarque de Hollanda irá ocupar cadeira de número 30, antes de Nélida Piñon, na Academia Brasileira de Letras (ABL)

A escritora e crítica cultural Heloísa Buarque de Hollanda foi eleita para a cadeira de número 30 da Academia Brasileira de Letras (ABL). O resultado da votação foi divulgado na tarde desta quinta-feira, 20, no site oficial da instituição.

A paulista de 83 anos de idade é a 10ª mulher eleita na ABL e ocupará a cadeira de número 30, anteriormente pertecendo à escritora Nélida Piñon, que faleceu em dezembro de 2022.

“Esse atual projeto de abertura da Academia me fascina, e isso não é nem o começo. Tem que ter mulher, negro, índio. Porque são excelentes também. Isso é o Brasil, a democracia. Eu estou muito feliz de chegar nesse momento na Academia, com esse projeto de renovação, aos 84 anos”, declarou a nova integrante da Academia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Considerada a maior intelectual do país e uma das principais vozes do feminismo brasileiro, Heloísa Buarque de Hollanda possui formação em Letras Clássicas pela PUC-Rio, tem mestrado e doutorado em Literatura Brasileira na UFRJ, além de pós-doutorado em Sociologia da Cultura pela Universidade de Columbia, de Nova York.

LEIA MAIS Heloisa Buarque de Hollanda: "O que nos interessa é que mude a posição de todas as mulheres"

Heloísa é autora de “Explosão feminista: Arte, cultura, política e universidade”, “Interseccionalidades: pioneiras do feminismo negro brasileiro”, “Asbrúbal Trouxe o Trombone: Memórias de uma Trupe Solitária de Comediantes que Abalou os Anos 70” e outros livros.

A escritora foi eleita com 34 de 37 votos, e irá ocupar cadeira fundada pelo contista Pedro Rabelo, que tem como patrono o jornalista e romancista Pardal Mallet, além de Heráclito Graça, Antônio Austregésilo e Aurélio Buarque como titulares anteriores.

CONFIRA 'Quadrinhos são revolucionários', diz Maurício de Sousa sobre críticas por candidatura à ABL

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

abl academia brasileira de letras heloisa buarque de hollanda nelida pinon vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar