Obra que homenageia curandeira popular ganha exposição em Juazeiro do Norte

Projeto ligado à UFCA expõe obra da artista visual Ínes Yajima Habara na Ladeira do Horto, caminho para a Estátua de Padre Cícero

“Que a minha casa seja extensão do seu lar”, dizia mãe Dodô, curandeira de Juazeiro do Norte. Para homenagear a beata, a artista brasileira radicada em Toronto, no Canadá, Ínes Yajima Habara, criou o poema visual “Aqui agora”. A obra será exposta pelo projeto Daladeira Paredetela, da Universidade Federal do Cariri, a partir deste domingo, 14, na Ladeira do Horto, percurso que leva à estátua de Padre Cícero, em Juazeiro.

Em 2007, a artista enfrentou o câncer, o que a levou a entender a importância do cuidado. “O ‘cuidar’ que está mais próximo do trabalho das enfermeiras, curandeiras, erveiras, família e amigos”, diz.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além da doença, a homenagem tem relação com seus interesses acadêmicos. “A escolha das cores de homenagem à mãe Dodô tem a ver com a minha tese de doutorado, que versa sobre a interação do saber acadêmico com o saber popular”, explica Inês.

A caminho de Padre Cícero

Com mais de 3 metros de altura por 1,85 de largura, o poema visual “Aqui Agora” (2022), será exposto na Ladeira do Horto, uma das principais vias de acesso à estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

A obra tem traços de renda com figura mixada com uma imagem de neurônios em sinapses. Já as cores azul e branco prestam homenagem à mãe Dodô, cidadã juazeirense e curandeira popular. 

Arte pela cidade

Desde que iniciou suas atividades, em abril de 2021, o projeto "Daladeira Paredetela" tem se dedicado a expor obras de artistas nacionais e internacionais pelas ruas de Juazeiro. 

O espaço atrai olhares de moradores, turistas e curiosos para as artes visuais, bem como o objetivo dos fundadores, de "promover campos diversos das linguagens visuais, produzir experimentações artísticas e instigar o interesse pelas artes para criar e formar público”.

A iniciativa nasceu no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Cariri, com curadoria e produção da artista multidisciplinar Aglaize Damasceno. “A curadoria teve importante papel na escolha da arte final, orientando sobre como poucas palavras seria uma escolha mais inclusiva, possibilitando que pessoas com pressa em bicicletas, ônibus e carro poderiam também usufruir da arte lambe lambe aplicada na parede”, aponta Ínes Habara.

Obra Aqui Agora

Quando: a partir de domingo, 14
Onde: Ladeira do Horto, Juazeiro do Norte
Aberto ao público

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

%MCEPASTEBIN%

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

arte curandeirismo Juazeiro do Norte CULTURA POPULAR Padre Cícero

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar