Virada Cultural pela Amazônia de Pé acontece em setembro em Fortaleza

Um dos objetivos da Virada é reunir mais de 1,5 milhão de assinaturas físicas para levar ao Congresso Nacional o projeto de lei Amazônia de Pé

O Dia da Amazônia é celebrado no dia 5 de setembro com o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade de preservar uma das maiores riquezas da humanidade. Para marcar a data, serão realizados eventos destacando a importância dessa conscientização. Um deles é a Virada Cultural Amazônia de Pé, com ações em diversas cidades brasileiras - sendo Fortaleza uma delas - entre os dias 3 e 10 de setembro.

Um dos objetivos da Virada é reunir mais de 1,5 milhão de assinaturas físicas para levar ao Congresso Nacional o projeto de lei Amazônia de Pé, que busca combater a crise climática a partir de florestas públicas da Amazônia. A ideia é destinar essas terras a povos indígenas, quilombolas, territórios de pequenos produtores extrativistas e novas Unidades de Conservação da Natureza de Uso Sustentável.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em Fortaleza, uma das ações previstas é a “Nenhuma Árvore A Menos”, nos dias 4 e 7, das 10h às 17 horas. A iniciativa é promovida pela Girl Up Medusas, representante do movimento Girl Up Brasil na Capital. Além de apresentar o projeto de lei, o evento falará sobre o trabalho da Girl Up Brasil e realiza oficinas de plantio de mudas, sarau cultural, roda de conversa com biólogo e debates.

Outra programação será a realizada pela Crauá Coletiva Ambiental junto à Rede AfroIndígena Ambientalista do Ceará no dia 5. A ação na Praça da Gentilândia (em frente ao Restaurante Caicó) começará às 16 horas e recolherá assinaturas para o projeto de lei a partir de rodas de conversa, feira e sarau.

Participam da campanha Amazônia de Pé mais de 150 organizações e 16 mil voluntários, incluindo jovens, cientistas, povos indígenas, movimentos campesinos e quilombolas. A quantia de assinaturas citada é necessária para que seja possível apresentar o projeto ao Congresso, e a partir da programação da Virada Cultural Amazônia de Pé busca-se atingir essa meta.

Mais de 400 ações por todo o Brasil já estão confirmadas para a Virada, com rodas de conversas, oficinas culturais, passeatas, sessões de cinema, aulas públicas e programações musicais entre as atrações. É possível cadastrar sua própria ação - seja ela aberta ao público ou privada - no site da Virada, que também apresenta as programações já confirmadas.

Nenhuma Árvore A Menos

Quando: 4 e 7 de setembro, das 10h às 17 horas
Onde: av. Alberto craveiro, 2222 - Dias Macedo
O quê: oficinas de plantio de mudas, sarau cultural, roda de conversa com biólogo e debates

Quando: dia 5, às 16 horas
Onde: Praça da Gentilândia
O quê: rodas de conversa, feira e sarau

Mais informações: virada.amazoniadepe.org.br

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

amazônia de pé virada cultural amazônia de pé amazônia vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar