Gio Ewbank reflete sobre privilégio branco em caso de racismo em Portugal

No último sábado, viralizou nas redes sociais o vídeo da atriz Giovanna Ewbank defendendo os filhos Titi e Bless após sofrerem um ataque racista em uma praia de Portugal

No último sábado, 30, as crianças Titi e Bless, filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, sofreram racismo em uma praia de Portugal. Após a atriz confrontar a racista e o vídeo viralizar nas redes sociais, neste domingo, o casal falou sobre o ocorrido em entrevista ao Fantástico.

A família estava em um restaurante na Costa da Caparica, um espaço muito apreciado por eles, por se tratar de “um lugar que recebe muitas pessoas pretas”. “Para os nossos filhos, a gente acha muito importante estarem em ambientes com pessoas pretas”, declarou Giovanna.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O episódio de preconceito aconteceu enquanto as crianças brincavam na areia e uma das crianças foi avisar os pais. Segundo as vítimas, a mulher dizia frases como “pretos imundos”, “voltem para a África” e “Portugal não é lugar para vocês”. Segundo testemunhas, além das crianças, angolanos que estavam no local também foram alvo de ofensas.

“Acho que ela nunca esperava que uma mulher branca fosse combatê-la como eu fui, daquela maneira. Eu sei que eu, como mulher branca, indo lá confrontá-la, a minha fala vai ser validada. Eu não vou sair como a louca, a raivosa, como acontece com tantas outras mães pretas, que são leoas todos os dias, assim como eu fui nesse episódio”, defendeu a mãe.

A agressora foi levada à delegacia e após prestar depoimento foi liberada. O crime de preconceito racial está previsto na legislação portuguesa, logo o casal deverá registrar boletim de ocorrência para o caso ser investigado pelas autoridades policiais.

Durante a entrevista, a apresentadora relembrou outra entrevista em que o casal havia dito não estar preparado para enfrentar situações de racismo com os filhos. A atriz foi enfática:

“Hoje eu sou uma mulher muito consciente dos meus privilégios, eu sou uma mulher que está sempre rodeada de outras mulheres pretas, aprendendo diariamente. Vou fazer jus ao privilégio branco e vou combater de frente [o racismo]”.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

racismo portugal Giovanna Ewbank Bruno Gagliasso arte celebridade

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar