Disney: Mickey Mouse pode entrar em domínio público em 2024

A Disney pode perder seus direitos de exclusividade com o personagem Mickey Mouse após 95 anos de sua criação

A Disney pode perder seus direitos de exclusividade sobre a imagem do personagem Mickey Mouse, que foi criado em 1928 e, desde então, permanece de forma exclusiva com a empresa de comunicação e entretenimento.

Isso acontece porque o conglomerado lutou pela exclusividade duas vezes. Primeiro, protegeu seus direitos durante 75 anos e, depois, estendeu para 95 anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Esse prazo acaba em 2024. De acordo com o jornal “The Guardian”, é improvável que a justiça estadunidense aumente a data novamente.

Mickey Mouse, entretanto, possui várias versões que foram lançadas durante as décadas. Por isso, apenas a primeira criação do personagem entraria em domínio público.

O “rato” em questão é o do curta-metragem em preto e branco “O Vapor Willie”, que está disponível no Disney+. Em sua estreia, Mickey não tinha as famosas luvas brancas.

No início deste ano, a Disney também perdeu os direitos de exclusividade do personagem Winnie The Pooh, o que culminou na produção do filme de terror “Winnie the Pooh: Blood and Honey”.

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vidaearte disney mickey mouse dominio publico direitos de exclusividade the walt disney company

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar