MIS realiza "escuta pública" para construção de plano museológico

Evento promovido no sábado será o primeiro de uma série de encontros que buscarão nortear a construção do plano do MIS de forma coletiva

Na intenção de construir coletivamente o plano museológico da instituição, o Museu da Imagem e do Som do Ceará realiza neste sábado, 25, a partir das 17 horas, a primeira "escuta pública" do processo. A busca é por ouvir demandas e sugestões de pessoas e comunidades para nortear a redação do plano do equipamento. A atividade ocorre na Praça do MIS, na área externa do prédio. Estão previstas, ainda, futuras datas para escutas virtuais, visando participação de pessoas de diferentes bairros da Capital e municípios do Ceará.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Museu da Imagem e do Som (@mis_ceara)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Museu da Imagem e do Som do Ceará foi reaberto ao público, oficialmente, em 1º de abril, após quatro anos fechado para reformas e reestruturação. Um plano museológico é um instrumento de planejamento estratégico que define função social, diretrizes e objetivos de um museu. Conforme a lei nº 11.904, artigo 45, as instituições devem elaborar e implementar os planos em conjunto com a sociedade.

Em entrevista ao Vida&Arte publicada em 5 de abril, o professor, fotógrafo e diretor do MIS Silas de Paula definiu como principal desafio do equipamento "fazer com que as comunidades tenham uma relação de pertencimento com o espaço". "Sem essa relação, nenhum museu sobrevive. São essas comunidades que vão nos fazer existir e continuar existindo", defendeu.

em 11 de maio, o V&A fez um balanço do primeiro mês do novo MIS, marcado por interesse do público e tropeços de programação, como a suspensão da exposição imersiva "Ontem choveu no futuro" — que, conforme informou o museu na matéria, reabriria até o final de junho — e o cancelamento de shows anunciados.

Escuta pública: elaboração do Plano Museológico do MIS-CE

Quando: sábado, 25, às 17 horas
Onde: Praça do MIS (Av. Barão de Studart, 410, Meireles)
Entrada gratuita.
Mais infos: @mis_ceara

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Museu da Imagem e do Som MIS Ceará Secult Instituto Mirante

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar