Racismo no "É de Casa"? Apresentadora pede a convidada negra que sirva comida

A apresentadora Talitha Morete pediu a uma convidada negra para que servisse aos outros convidados e internautas levantaram debate sobre racismo estrutural

Uma atitude da apresentadora Talitha Morete no "É de Casa" da TV Globo, exibido no último sábado, 11 de junho, ganhou repercussão nas redes sociais. A cena em questão mostra a apresentadora pedindo a uma convidada negra para servir os outros convidados. Após o momento viralizar, internautas levantaram debate sobre racismo estrutural.

A mulher se chama Silene e foi convidada para participar do programa e mostrar sua receita de cocadas. Em determinado momento, quando todos os convidados, incluindo Silene, estavam sentados, a apresentadora pegou a bandeja de cocadas e se dirigiu à dona da receita para servir o grupo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Silene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa. Pode oferecer, por favor, que tá todo mundo querendo a sua cocada, tá, Silene?", disse Talitha. A mulher pega a bandeja e começa servindo a própria apresentadora.

No entanto, logo em seguida, o jornalista Manoel Soares se levanta e pede para que ele mesmo sirva o restante do grupo. "Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém", declarou. A cena viralizou nas redes sociais e internautas levantaram debate sobre racismo estrutural.

O que é racismo estrutural?

De acordo com o autor Carl E. James, a sociedade é estruturada de maneira a excluir um número substancial de minorias. Portanto, há um conjunto de práticas, hábitos, situações e falas enraizadas na cultura que promovem direta ou indiretamente a segregação e preconceito racial.

No caso de Silene, internautas apontaram que o fato da apresentadora ter pedido para que ela servisse o grupo seria um ato de racismo estrutural porque a convidada era a única mulher negra presente na ocasião e a fala teria reforçado o preconceito de que os negros devem servir aos brancos.

Confira a repercussão nas redes sociais:

— DIABO (@DIABOoficial666) June 14, 2022

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vida e Arte TV Globo racismo estrutural talitha morete

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar