"Voo 168: A tragédia da Aratanha" ganha datas de exibição na TV aberta

Primeiro longa-metragem da plataforma multistreaming OPOVO+ mergulha no acidente aéreo que vitimou 137 pessoas

A tragédia do voo 168 completa 40 anos nesta quarta-feira, 8. Uma aeronave da empresa Vasp colidiu com a Serra da Aratanha na cidade de Pacatuba, região metropolitana de Fortaleza, no dia 8 de junho de 1982. O desastre aéreo é um dos maiores acidentes com aeronaves brasileiras já registrados. Em alusão à data, as emissoras TV Ceará e o Canal FDR exibirão o documentário acerca da tragédia nos dias 8 e 11, respectivamente.

O acidente gerou comoção nacional pela quantidade de vítimas, sendo considerado o maior desastre aéreo da época com 137 passageiros a bordo. Dentre os viajantes estava o influente empresário cearense, Edson Queiroz, encarregado de instituições, como empresa de água mineral, Indaiá e a Universidade de Fortaleza (Unifor). O longa-metragem foi elaborado por 12 profissionais na sua produção. O filme foi dirigido por Arthur Gadelha, Cinthia Medeiros e Demitri Túlio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Cinthia Medeiros comentou sobre a importância de homenagear as vítimas do acidente por meio do documentário. “A tragédia do voo 168 teve um impacto muito forte no imaginário dos cearenses, devido à forma em que o acidente ocorreu. É um acontecimento que cruza a nossa história, portanto, o trabalho é uma homenagem às pessoas que realizaram a cobertura e as pessoas de Pacatuba que convivem com essa memória”, destacou Cinthia.

A diretora ressalta a relevância de ver o filme alcançando novos meios de exibição. Cinthia afirmou que a distribuição do documentário pela TV Ceará é um meio de retribuir a ajuda que a emissora possibilitou ao fornecer acesso aos dados sobre a cobertura da tragédia. Cinthia espera que com a veiculação em outros meios mais pessoas possam apreciar o longa-metragem.

O acidente

O voo 168 da companhia aérea Vasp saiu de São Paulo com destino a Fortaleza, realizando uma escala no Rio de Janeiro. Dentre os passageiros a bordo, estavam empresários do ramo têxtil que retornavam da Feira Nacional da Indústria Têxtil (Fenit) que aconteceu em São Paulo. O avião então realizou uma escala no Rio de Janeiro, onde recebeu mais viajantes, sendo um deles, Edson Queiroz.

Com uma altitude de 33 mil pés, o comandante recebeu autorização para preparar a aeronave para realizar pouso a 5 mil pés. No entanto, o piloto decidiu descer a aeronave para 1,5 mil pés, quando recebeu um alerta de seu copiloto sobre a existência de pequenos morros na região da Serra da Aratanha. Em uma altitude de 1,9 mil pés, o voo 168 colidiu com a serra e explodiu, deixando 137 vítimas.

Onde assistir ao documentário

TV Ceará: Canal 5 (Sinal Digital) | 5 (Vivo TV) | 17 (NET e Multiplay)
Transmissão em tempo real: tvceara.ce.gov.br

Quando: 8 de junho, a partir das 22 horas

Canal FDR: Canal 48.1 (Sinal Digital) | 23 (Multiplay) | 24 (Net) |138 (Brisanet)

Quando: 11 de junho, a partir das 15 horas

Mais informações: fdr.org.br/canalfdr

O POVO +

O longa-metragem encontra-se disponível para assinantes da plataforma multistreaming, OPOVO+: mais.opovo.com.br/

Passo a passo para acessar o OPOVO+:
https://www.opovo.com.br/vidaearte/2022/02/24/voo-168-saiba-como-assistir-a-filme-sobre-tragedia-aerea-no-ceara.html

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Voo 168 Tragédia de Aratanha vida e arte filme

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar