Livro analisa os 500 maiores álbuns brasileiros de todos os tempos

A obra reúne seleção feita por especialistas e tem na lista trabalhos que vão de Novos Baianos a Racionais MCs, incluindo Elis Regina, Tom Jobim e Jorge Ben Jor

Apresentar uma lista com as produções musicais mais importantes da história do Brasil: esse é um dos objetivos do livro “Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos”, idealizado pelos criadores do podcast Discoteca Básica. A obra é alvo de campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse e é possível apoiar o projeto até 8 de julho com valores a partir de R$95 e recompensas diversas.

A obra reúne seleção feita por especialistas e tem na lista trabalhos que vão de Novos Baianos a Racionais MCs, incluindo Elis Regina, Tom Jobim, Jorge Ben Jor e muitos outros artistas nacionais. O projeto teve uma prévia da lista divulgada ao ser anunciado o top 10 dos maiores álbuns brasileiros. O campeão foi o “Clube da Esquina”, de Milton Nascimento e Lô Borges.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No livro, também há entrevistas inéditas e informações de bastidores. Os discos são apresentados com resenhas, data de lançamento, gravadora e foto da capa. Além disso, os trabalhos com as melhores classificações ganham apresentação profunda, com contextualização histórica, faixas comentadas e curiosidades sobre as produções.

| Leia Também | Jornalista propõe "mergulho profundo" na história da música brasileira

Ao todo, 162 especialistas contribuíram com suas análises para a lista final com os 500 maiores álbuns brasileiros. A votação foi feita em 2021 e participaram jornalistas, produtores, músicos e youtubers com canais voltados para a música. Nomes como Nelson Motta, Jotabê Medeiros, Leoni e André Abujamra fizeram parte do corpo de jurados.

Lançada oficialmente em 9 de maio, a campanha conseguiu atingir 100% da meta em pouco tempo e, até a publicação desta matéria, havia chegado a 274% do objetivo inicial. A depender do valor pago pelo apoiador, é possível adquirir, além do livro físico e de marca-páginas, coleção de pôsteres do Discoteca Básica, ecobag e disco em vinil com cinco artistas prestando um tributo ao Clube da Esquina.

O projeto é promovido pelo podcast Discoteca Básica, realizado pelo jornalista e escritor Ricardo Alexandre e pelo criador de conteúdo e empreendedor Guga Mafra. Com mais de 50 episódios, o programa surgiu com o objetivo de “oferecer uma curadoria humana dos LPs e CDs que não podem faltar” na coleção dos ouvintes e proporcionar uma imersão profunda no conhecimento sobre álbuns importantes na história da música.

O Discoteca Básica está em sua quarta temporada. Em entrevista exclusiva ao Vida&Arte, Ricardo Alexandre falou sobre a importância de ouvir música de forma mais atenta nos dias atuais e comentou sobre o processo de produção do livro. A conversa completa estará disponível a partir de quinta-feira, 26, no Podcast Vida&Arte.

500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos

Quando: até 8 de julho
Onde: Catarse
Quanto: planos de apoio a partir de R$ 95

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

discoteca básica catarse financiamento coletivo ricardo alexandre guga mafra vidaearte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar