Oscar 2023: filmes lançados somente no streaming não poderão concorrer

Decisão restabelece regra anterior à pandemia. Filmes originais do streaming deverão passar por salas de cinema

As salas de cinema e festivais voltaram após período turbulento com a pandemia de covid-19. Diante do cenário de reabertura, a Academia organizadora do Óscar se prepara para restabelecer regras anteriores à pandemia. A partir deste ano, filmes lançados exclusivamente em plataformas de streaming não poderão concorrer à premiação, segundo decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Com o fechamento das salas de cinema na pandemia, a medida foi flexibilizada. Agora, com a retomada de sessões e festivais de cinema presenciais, a medida volta a entrar em vigor. Para concorrer à próxima edição da maior premiação da sétima arte, os filmes devem ser lançados entre 1 de janeiro a 31 de dezembro, e devem ser obrigatoriamente reproduzidos nas salas de cinema.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No caso de produções originais das plataformas , o critério é que passem, mesmo por um curto período, nos cinemas. As produtoras terão até 15 de novembro para lançar filmes seguindo os novos critérios.

O período de isolamento social tornou possível o aumento do consumo de entretenimento. Plataformas como Netflix, Amazon Prime Video e HBO viram seu número de assinantes crescer entre 2020 e 2021.

Um estudo da Qualibest, realizado com 6.538 internautas brasileiros, mostrou que 66% dos entrevistados pagavam por plataformas de entretenimento entre dezembro de 2020 e março de 2021. A alta refletiu nas produções, dos 14 filmes vencedores do Oscar de 2022, apenas três não estavam em streamings.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Oscar cinema Netflix regras vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar