Conquista inédita, Grande Rio é a campeã do carnaval do Rio de Janeiro

A Grande Rio levou o título de campeã do carnaval do Rio de Janeiro pela primeira vez em sua história; enredo tratava sobre Exu

Pela primeira vez em três décadas de história, a Acadêmicos da Grande Rio se tornou a campeã do carnaval do Rio de Janeiro. O resultado saiu nesta terça-feira, 26 de abril.

O enredo da escola de samba neste ano foi “Fala, Majeté!, Sete Chaves de Exú”, que tratava sobre o orixá que faz parte das religiões afrobrasileiras, como o candomblé e a umbanda.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O espetáculo teve o objetivo de combater o preconceito contra Exu, que é o mensageiro responsável pela ponte entre os seres humanos e os orixás.

A avaliação foi feita por 45 jurados que integram a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Os critérios passam pelas categorias: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegoria e adereços, fantasia e comissão de frente.

Nas redes sociais, artistas comemoraram. “Todo o amor que eu tenho pela Sapucaí vira raiva na hora da apuração. Mas nada, nada, apaga o gigantismo de uma escola que ousou em falar de Exu com amor e carinho, sem discriminação. Grande Rio, aplausos de pé para você”, celebrou a cantora Teresa Cristina.

Paolla Oliveira também fez uma homenagem: “Laroyê, Exu! Viva, Grande Rio. Que felciidade fazer parte desse momento! A campeã do Carnaval 2022”.

Nesta edição, a São Clemente foi a escola rebaixada para a série ouro. Com a temática “Minha Vida É Uma Peça”, a agremiação homenageou o humorista Paulo Gustavo (1978 - 2021).

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vidaearte grande rio carnaval 2022 carnaval do rio de janeiro escola de samba escola d esamba do rio de janeiro exu

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar