Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Will Smith pode perder Oscar após tapa dado em Chris Rock

Especialistas da indústria cinematográfica declararam ao The New York Post que Will Smith infrigiu o código de conduta da Academia

A noite de premiações do Oscar, que aconteceu no último domingo, 27 de março, ficou marcada pelo tapa de Will Smith dado em Chris Rock. O artista chegou a ganhar uma estatueta na categoria de Melhor Ator por sua perfomance em "King Richard: Criando Campeãs", mas especialistas da indústria cinematográfica disseram ao The New York Post que Smith corre risco de perder o prêmio após o episódio de agressão.

De acordo com as fontes, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tem um código de conduta extremamente rígido para convidados e premiados, lançado em 2017 após os escândalos de abuso sexual na indústria. “Além de alcançar a excelência no campo das artes e ciências cinematográficas, os membros também devem se comportar de forma ética, defendendo os valores da Academia de respeito à dignidade humana, inclusão e um ambiente de apoio que promova a criatividade", disse na época a CEO da AMPAS, Dawn Hudson, à Variety.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Durante o 94º Oscar, Chris Rock estava apresentando a categoria de "Melhor Documentário" quando fez uma piada com Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith. O comediante brincou sobre o fato da atriz estar careca, mas o casal Smith não gostou, já que Jada sofre de alopecia areata, uma doença autoimune que causa perda de pelos e cabelos. Com isso, Will subiu no palco e deu um tapa em Chris. Ao voltar para seu lugar, o ator ainda gritou: "Tire o nome da minha mulher da sua boca!".

Após vencer a categoria de "Melhor Ator", Will Smith aproveitou o discurso para se desculpar. "Quero pedir desculpas a Academia. Eu quero pedir desculpas aos meus colegas indicados", disse. "A arte imita a vida. Eu pareço o pai maluco, assim como Richard Williams. Mas o amor vai fazer você fazer coisas malucas.", declarou. "Obrigado. Espero que a Academia me convide de volta", falou ao encerrar o discurso.

A Academia chegou a se pronunciar sobre o caso no Twitter: "A Academia não tolera violência de qualquer forma. Hoje à noite, tivemos o prazer de celebrar os vencedores do 94º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo".

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar